SÃO LUÍS - A tensão antes do vestibular da Ufma não é só dos 19.812 candidatos que farão provas no domingo. Para que tudo seja tranqüilo em todas as etapas, o Departamento de Concursos da Universidade Federal do Maranhão montou um esquema de segurança que envolve fiscalização eletrônica e cerca de 300 policiais.
O Imirante.com entrevistou o diretor do Departamento de Concursos da Ufma, Esnel Fagundes, que contou com detalhes como a universidade vai combater a fraude no vestibular e deu dicas aos candidatos para não se atrapalharem neste domingo, na hora da primeira etapa do concurso.
Imirante.com - O que inclui o esquema de segurança do Vestibular 2003?
Esnel Fagundes - A gente tem uma parceria com as Polícias Federal, Civil e Militar. Além disso, temos o apoio da segurança local, dos fiscais e da Anatel. A gente tem se preocupado muito com a questão dos eletrônicos. Por isso, a Anatel vai rastrear as ligações feitas nas áreas próximas aos locais de provas. Teremos também, policiais federais infiltrados nas salas. É um esquema que tem dado certo.
Imirante.com - Que medidas serão adotadas para diminuir o engarrafamento na Avenida dos Portugueses e dentro do Campus da Ufma?
Esnel Fagundes - A Polícia Rodoviária Federal toma conta do trânsito na Avenida dos Portugueses e dentro do Campus a Semtur disciplina o tráfego. Como a Ufma só tem uma entrada agora, o engarrafamento será inevitável e, por isso, nós pedimos aos candidatos que cheguem com uma hora de antecedência.
Imirante.com - Além da recomendação de chegar ao local de prova às 12h30, que outras dicas os candidatos devem seguir?
Continua após a publicidade..
Esnel Fagundes - A principal é que o candidato identifique o seu local de provas cedo. Quem usar ônibus deve sair de casa mais cedo. Os candidatos não devem levar bolsas, celulares e qualquer aparelho eletrônico.
Imirante.com - A Ufma prepara alguma novidade para os pais dos candidatos que ficam no Campus?
Esnel Fagundes - Teremos um show de MPB e a reprodução de um filme no Auditório Central para os pais que permanecem na Ufma enquanto os filhos fazem as provas.
Imirante.com - Novas mudanças já estão previstas para o próximo vestibular?
Esnel Fagundes - Não. Essa novas mudanças serão discutidas e anunciadas só em julho.
Imirante.com - Quando sai o resultado da primeira etapa?
Esnel Fagundes - Até quinta-feira à tarde divulgaremos o resultado com os nomes dos 4.292 candidatos que irão à segunda etapa concorrer às 1.073 vagas e os locais de provas da segunda etapa.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Serviços