Pré-vestibular da Cidadania deve ultrapassar a marca 421 aprovados

Assimp

Atualizada em 27/03/2022 às 15h12

SÃO LUÍS - Em sua segunda versão, o Programa Pré-vestibular da Cidadania, idealizado pelo governo do Estado e coordenado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), deve ultrapassar a marca de 421 aprovados, nos últimos concursos vestibulares de universidades públicas. Desse total, seis foram classificados em primeiro lugar.

Segundo o coordenador setorial do programa, José Antonio de Oliveira Filho, tudo tem sido feito para manter a qualidade das aulas no sentido de melhor preparar o aluno bolsista para os desafios do início de 2004. “Temos tudo para conquistar um resultado ainda mais positivo em 2004”, disse.

A principal intenção do Curso Preparatório à Educação Superior é atender, gratuitamente, a uma demanda significativa da sociedade, oriunda do ensino médio da rede pública e que tem dificuldade quanto à classificação e aprovação nos processos seletivos de acesso às universidades públicas.

Como bem lembra a professora Ivone das Dores, coordenadora administrativa do Programa Pré-Vestibular da Cidadania, o cursinho gratuito foi criado com o objetivo de dotar o estudante maranhense da capacidade necessária para enfrentar a educação superior e a vida acadêmica.

O estudante carente, através do programa, adquire condições de enfrentar, sobretudo, os vestibulares da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e da Uema. “A procura pelo Pré-vestibular gratuito é grande, pois ele nos dá oportunidade de concorrer, de igual para igual, com os demais a uma vaga na universidade pública”, lembrou a bolsista Vanoete Araújo, que pretende cursar Enfermagem na Ufma.

Continua após a publicidade..

“Sem dúvidas nenhuma, o governo do Estado acertou em cheio quando implantou o Pré-vestibular da Cidadania. É importante destacar a preocupação do governador José Reinaldo em proporcionar uma preparação gratuita a quem não tem condições de pagar um cursinho”, comentou a estudante Inara Pinheiro que concorrerá ao curso de Arquitetura na Uema.

Nessa segunda etapa, alguns critérios do programa sofreram alterações para poder beneficiar o maior número de estudantes. Antes, só podiam participar pessoas que haviam concluído o ensino médio nos últimos cinco anos. Agora, basta ter concluído os estudos.

Através do Pré-vestibular da Cidadania, os candidatos têm a oportunidade de fazer uma revisão geral dos conteúdos exigidos nos vestibulares. Um levantamento feito pela Uema em relação aos participantes da primeira etapa do programa mostra que, ao todo, participaram 4.500 candidatos, desse número 421 conseguiram aprovação nos exames vestibulares; 299 aprovados na Uema; 102 na Ufma; e 20 nas universidades estaduais e federais do Piauí.

Para essa segunda etapa do Pré-vestibular da Cidadania, o governo do Estado ofereceu 10 mil vagas em todo Maranhão, sendo 2.700 delas para os municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. O número de municípios atendidos pelo programa foi ampliado pelo governo, contemplando, além de São Luís, Imperatriz, Caxias e Timon, as regiões de Rosário, Itapecuru-Mirim, Carolina, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pinheiro, Zé Doca e Codó.

As aulas do Pré-Vestibular da Cidadania se estendem até o dia 21 de fevereiro de 2004. Cada estudante tem direito a uma ajuda de custo no valor de R$ 50,00 além de material didático. Segundo o coordenador setorial, José Antonio Oliveira Silva, o magnífico reitor Waldir Maranhão ainda não anunciou em que período deve iniciar a terceira fase do programa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.