BRASÍLIA - A terceira etapa de inscrições para o Prouni (Programa Universidade Para Todos), que dá a alunos carentes bolsas de estudos em insituições particulares de ensino superior, termina à meia-noite desta quarta-feira. Nesta fase, os alunos concorrerão às 16.575 vagas, 12.786 das quais destinadas às cotas para afrodescendentes e indígenas.
Também podem se inscrever alunos que desejarem concorrer às bolsas destinadas às cotas, embora não sejam nem afrodescendentes nem indígenas. Nesse caso, os candidatos ficarão numa espécie de lista de espera. Eles só poderão concorrer às vagas que não forem preenchidas pelos candidatos das cotas.
Podem concorrer ao Prouni os estudantes que tenham feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2002, 2003 ou 2004 e obtiveram nota mínima de 45 pontos. Além disso, precisam ter cursado o ensino médio em escola pública ou em instituição privada com bolsa integral.
O candidato à bolsa integral deve ter renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio mensal (R$ 390). Para bolsa parcial, é necessário comprovar renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos (R$ 780).
Continua após a publicidade..
Para os alunos que não têm condições de pagar as bolsas parciais, o MEC vai abrir, ainda neste semestre, crédito especial por meio do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). O novo Fies vai financiar 25% da mensalidade.
Os professores estaduais ou municipais, que podem pleitear bolsas para cursar pedagogia ou uma licenciatura, não precisam comprovar renda.
A inscrição é feita exclusivamente pela internet no endereço do Prouni. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone gratuito do MEC 0800-616161.
O resultado dos pré-selecionados na terceira etapa do Prouni será divulgado no dia 24 de janeiro.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Serviços