SÃO LUÍS - Centenas de estudantes realizaram ontem à tarde em várias escolas de São Luís, as provas da oitava edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Universidade Federal do Maranhão, um dos locais de prova, o clima foi de tranqüilidade.
Os estudantes chegaram cedo aos locais das provas e não foi registrado nenhum incidente nos prédios requisitados pelo Ministério da Educação para a realização dos testes, cujos resultados devem ser conhecidos a partir da próxima quarta-feira, quando os alunos terão acesso aos dados gerais das provas realizadas ontem
Segundo dados nacionais, este ano, foram registrados mais de 2 mil inscrições, o Enem 2005 registrou um aumento de 93% em relação aos participantes do ano passado.
O estado campeão em número de inscritos é São Paulo, com 906.106 participantes. E o Acre teve o menor número de inscrições: 7.095 alunos.
Continua após a publicidade..
Há ainda estados que registraram aumentos percentuais significativos, como o Rio Grande do Sul, com incremento de 194% nas inscrições. No site do Inep é possível verificar o número total de inscritos e o percentual de aumento de inscrições, por Estado e município, no link
A expansão no número de candidatos deve-se ao Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, que utiliza os resultados do Enem como um dos critérios para a seleção dos contemplados com bolsas de estudo integrais ou parciais.
Neste ano, o ProUni beneficiou mais de 100 mil pessoas, e cerca de 470 Instituições de Ensino Superior também utilizaram, de alguma forma, os resultados do exame em seus processos seletivos.
Além disso, até o final de outubro, a Coordenação Nacional do Enem pretende entregar à Presidência do Inep o projeto inicial do Banco de Talentos, cujo objetivo é criar um ambiente virtual no qual as empresas possam acessar o desempenho dos candidatos e entrar em contato com eles a fim de facilitar sua entrada no mercado de trabalho.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Serviços