SÃO LUÍS - No próximo domingo serão aplicadas as provas do concurso público do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Estão sendo oferecidas 192 vagas, nos níveis médio e superior.
Cerca de 47 mil candidatos estão inscritos no concurso. A concorrência chega a mais de 300 candidatos por vaga, é o caso da disputa para o cargo Técnico Judiciário- área administrativa, em que a demanda é de 379, 26 candidatos por vaga.
Os cargos oferecidos são os de Técnico Judiciário nas áreas administrativa e operação de computadores (nível médio) e de Analista Judiciário, nas áreas administrativa, análise de sistema, engenharia civil, psicologia e judiciária (nível superior).
“A demanda era esperada, pois sempre participam pessoas de outros estados, principalmente do Piauí. Hoje em dia, a procura por cargos públicos é uma garantia de estabilidade no emprego e o concurso é a forma mais democrática de ingressar nesse mercado”, analisa o diretor-geral do TRE, Francisco Chagas Rodrigues Pereira.
Os cartões de inscrição contendo os locais de prova estão sendo entregues pelos Correios. Por causa da greve deflagrada pelos funcionários da empresa, encerrada na última semana, houve atrasos na entrega da correspondência.
O candidato que ainda não recebeu o cartão de inscrição pode consultar o local de prova, no site: www.cespe.unb.br.
“Quem ainda não recebeu o cartão, pode conferir os locais de prova, que foram organizados em ordem alfabética, na Internet”, informa Francisco Pereira.
Os locais de provas foram organizados a partir da ordem alfabética dos candidatos. Em São Luís, as provas serão realizadas em 14 locais, entre escolas e universidades. Além da capital, as provas acontecerão também nos municípios de Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, Pinheiro e Santa Inês.
“O município de Caxias é o que tem mais locais de provas, cerca de 49 colégios, porque muitas pessoas deslocam-se de outros estados para participar do concurso aqui no Maranhão”, ressalta o diretor-geral do TRE.
Horários
As provas para nível superior serão realizadas no período da manhã, a partir das 8h, com duração de quatro horas e meia, por causa da prova de redação. Já para o nível médio, as provas serão aplicadas a partir das 15h, com duração de três horas e meia, não havendo para esse nível, a prova de redação.
“Nós recomendamos que o candidato chegue no local da prova com pelo menos uma hora de antecedência, para evitar transtornos. O fato de chegar atrasado, não significa perder apenas uma prova, inclui perda de horas de estudo, o investimento que foi feito, como taxa de inscrição, cursos preparatórios. Enfim, várias questões estão envolvidas” alerta o diretor-geral do TRE, Francisco Pereira
Mesmo com a constatação de fraude, ocorrido no mês de maio, durante a realização do concurso público para Agente Penitenciário Federal, o Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe/ UNB), continuou responsável pela realização do concurso do TRE, que por causa da fraude, teve seu processo de realização adiado.
Para garantir a segurança do concurso, o esquema de fiscalização, que contará com a colaboração da Polícia Federal, foi intensificado. Não será permitido, o porte de aparelhos eletrônicos como telefone celular, bip, walkman, agenda eletrônica e relógios. Óculos escuros e bonés também não serão permitidos.
As canetas utilizadas para a realização das provas serão distribuídas pela organização do concurso.
Para fazer a prova, o candidato deverá comparecer ao local portando o comprovante de inscrição e documento de identidade original - não será permitida a apresentação de cópias.
“Essas medidas são para a segurança do candidato, evitando que alguma pessoa seja beneficiada por meios ilícitos” , finaliza Francisco Pereira.
Concorrência
Nível Médio
Técnico Judiciário - área administrativa
Vagas: 95
Demanda (por vaga): 379,26
Técnico Judiciário- Apoio Especializado: Operação de Computadores
Vagas: 2
Demanda (por vaga): 368
nNível Superior
Analista Judiciário - área administrativa
Vagas: 46
Demanda (por vaga): 128, 35
Analista Judiciário (Análise de Sistemas)
Vagas: 1
Demanda (por vaga): 150
Analista Judiciário (Engenharia Civil)
Vagas: 1
Demanda (por vaga): 162
Analista Judiciário – Psicologia
Vagas: 1
Demanda (por vaga) 164
Analista Judiciário – área Judiciária
Vagas: 46
Demanda (por vaga) 97, 13
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.