SÃO LUÍS - A Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma) encaminhou ontem, ofício à Reitoria da instituição, solicitando a suspensão do próximo vestibular, cujas inscrições estão marcadas para o período de 14 deste mês a 5 de dezembro.
Segundo o documento, a decisão baseia-se na necessidade de assegurar aos alunos do Colégio Universitário (Colun), que também está em greve, o direito de participar do concurso tradicional, bem como do Programa de Seleção Gradual (PSG).
Para o movimento grevista, assim como as demais atividades da UFMA, o vestibular deve ser enquadrado no novo calendário da instituição, que deverá ser definido tão logo as aulas se normalizem.
“Pedir a suspensão dos processo seletivos é uma iniciativa das universidades federais do Maranhão e do Pará. Vamos propô-la para o Comando Nacional de Greve adotar em todo o país como forma de pressão. Nosso principal motivo é não prejudicar os alunos do Colun, mas não tem sentido manter as datas do vestibular, definidas num momento em que a situação da greve não estava tão complicada. Isso é uma questão de justiça”, informou o vice-presidente da Apruma, Welbson Madeira.
Ele acrescentou que a associação dará um prazo para a Reitoria se manifestar sobre o pedido. Caso contrário, a entidade, reunida em assembléia geral, definirá a estratégia que será empregada na obstrução do processo.
“A administração já levou ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) a necessidade de se fazer um novo calendário e o vestibular e o PSG deveria ser incluído nesta mudança”, destacou o professor.
Continua após a publicidade..
Reajuste
Os grevistas estão reivindicando 18% de reajuste no vencimento básico e incorporação das gratificações pelos valores mais altos. Esta semana, o movimento grevista intensificará às atividades de paralisação em resposta ao que chamam de descaso do Governo Federal.
Já foram gravados spots de rádio e panfletos estão sendo distribuídos com a intenção de informar a sociedade sobre o andamento das negociações.
Depois de aceitar se reunir com o movimento grevista – fruto de articulações feitas por meio de parlamentares – o Ministério da Educação, segundo Welbson Madeira, vem protelando a apresentação de uma contraproposta.
“O governo apresentou uma proposta que nós rejeitamos. Informaram que iriam refazer cálculos e nos mostrar novidades, na semana passada, mas isto não aconteceu”.
A Reitoria da UFMA informou, por meio da Assessoria de Comunicação, que nenhum ofício sobre o pedido de suspensão do vestibular e do PSG, havia sido recebido até o início da tarde de ontem e que a administração só se pronunciará após de tomar ciência do documento.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Serviços