Fraude no Vestibular

Justiça libera acusada de fraude no vestibular

Josenilce Escórcio Ribeiro vai responder por estelionato e formação de quadrilha.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h24

SÃO LUÍS - A Polícia Federal soltou no início da noite desta terça-feira (25) Josenilce Escórcio Ribeiro, acusada de envolvimento na fraude do Vestibular 2006 da Universidade Federal do Maranhão. Ela vai responder por estelionato contra Órgão Público e formação de quadrilha.

O delegado da Polícia Federal, Rodrigo Koheler, disse que a acusada contribuiu com as investigações da polícia durante prisão temporária.

A Justiça Federal deverá decidir pela prisão de Josenilce e outros acusados na fraude.

O delegado Rodrigo Koheler afirmou que vai pedir a prorrogação das investigações para interrogar outras pessoas.

A PF investiga também a participação do Sargento da Polícia Militar, Valdeci dos Remédios Barros. Ele passou no Vestibular da UFMA em 2004 para o curso de Direito.

Continua após a publicidade..

Segundo as investigações da PF, o policial teria repassado o gabarito das provas para a filha que fazia as provas do concurso. Ele se infiltrou na segurança do Vestibular, enquanto a garota fingia se sentir mal para ir ao atendimento médico, onde o pai passava as respostas.

Prisão

Josenilce Escórcio Ribeiro foi presa temporariamente na última sexta-feira. O delegado Rodrigo Koheler afirmou que ela seria a pessoa responsável pela retirada das provas de dentro da UFMA. Segundo ele, Josenilde ajudou a conseguir as pessoas que fariam parte da equipe para resolver as questões.

Koheler acredita que a professora de Biologia da Rede de Ensino Estadual, tenha recebido dinheiro referente a primeira etapa do concurso. O delegado explicou que o valor da fraude variava entre 30 e 45 mil, isto é, para o curso de Medicina. Os outros cursos detectados em que os vestibulandos usaram do artifício da fraude foram Direito e Enfermagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.