SÃO PAULO - Uma falha no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep ) provocou um erro no sistema e mostrou, equivocadamente, nota zero na redação de pelo menos 5.000 estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) em agosto deste ano.
Segundo a assessoria de imprensa do Inep, as notas zero apareceram para os alunos que fizeram o exame em local diferente do local de inscrição - são os chamados alunos ''realocados''. Ainda segundo a assessoria, as notas já foram corrigidas no site e estão corretas no boletim de desempenho impresso, que foi enviado para os alunos pelos Correios.
A nota de Enem é requisito obrigatório para que o aluno se inscreva para concorrer a uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que financia de 50% a 100% das mensalidades dos cursos de ensino superior em instituições particulares. As inscrições começam nesta quarta-feira (29) e seguem até o dia 16 de dezembro. Para concorrer ao benefício, o candidato precisa obter nota igual ou superior a 45 no Enem - tanto na prova objetiva quanto na redação.
Diante dessa realidade, os diversos zeros assustaram os alunos que querem concorrer a uma bolsa no ProUni, principalmente aqueles que conseguiram notas altas na prova objetiva. Em uma comunidade de um site de relacionamentos na internet, os estudantes discutiam entre si para tentar descobrir o por quê da nota zero na redação. Várias hipóteses foram debatidas, entre elas a possibilidade de alguns candidatos terem assinado ou colocado título na redação. De acordo com o Inep, isso não é motivo para zerar a avaliação.
Segundo o Inep, o problema na visualização eletrônica das notas da redação foi rapidamente detectado por causa do número de queixas que o órgão recebeu por e-mail e telefone - o Inep não soube informar o número exato de reclamações recebidas.
De acordo com a assessoria, o problema no sistema foi corrigido e as notas vão chegar corretamente na residência dos candidatos por meio do boletim impresso. Com relação às outras notas zeradas na redação - porque nem todos os alunos foram realocados para fazer a prova em local diferente do local de inscrição - o Inep informou que está praticamente descartada falha no sistema porque a média de notas zero neste ano é semelhante à média no ano passado - o Inep não informou, no entanto, o percentual de redações zeradas em 2005.
Continua após a publicidade..
Tatiane Lieria, 28, foi uma das que fez a prova do Enem e recebeu nota zero na redação. Ela ainda não recebeu o boletim impresso de desempenho para verificar se a nota impressa está diferente. Se não for o caso de falha no sistema, Tatiane estuda entrar com uma ação na Justiça para ter direito à revisão da prova.
Critérios de correção das redações
As redações foram corrigidas com base nas cinco competências, específicas para redação, expressas na matriz do Enem e traduzidas para uma situação específica de produção de texto. Cada competência foi avaliada por quatro critérios correspondentes aos conceitos insuficiente, regular, bom e excelente. Esses níveis serão representados por pontos, respectivamente, 2,5; 5,0; 7,5 e 10.
A competência 1 avalia se o estudante demonstra domínio da norma culta da língua escrita, a competência 2 analisa a compreensão que o aluno teve da proposta da redação, a competência 3 avalia se o candidato sabe selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões dentro de um ponto de vista, a competência 4 avalia se o aluno demonstra conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da redação e, por fim, a competência 5 observa se o estudante sabe elaborar a proposta de intervenção para o problema abordado.
A redação que não atender à proposta solicitada receberá o conceito D (desconsiderada). A redação em branco receberá o conceito B (em branco) e a redação com impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação, receberá o conceito A (anulada). Em todos esses casos será atribuída nota zero às redações, sendo que o zero das redações em branco (B) é o único excluído do cálculo da média da nota de redação dos participantes.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Serviços