SÃO LUÍS - O presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Maranhão, Raimundo Figueiredo, afirmou ontem (21) que é interesse da entidade tentar mudar a data do vestibular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a partir do próximo ano. Segundo ele, o seletivo da instituição é realizado muito ‘tarde’, o que tem implicado em algumas conseqüências negativas tanto para os estudantes do último ano do ensino médio quanto para os pais. Um ofício tratando do assunto já foi encaminhado à Reitoria da UFMA.
De acordo com Raimundo Figueiredo, o fato de o vestibular da UFMA ser realizado cerca de três meses após o encerramento das aulas para os alunos do ensino médio na maioria das escolas da capital obriga pais de alunos a desembolsar dinheiro extra para custear aulas em cursos pré-vestibulares, uma vez que o tempo entre o término das aulas da escola e a realização do seletivo acaba sendo muito longo.
Ele disse que em muitas outras capitais os vestibulares ocorrem já no mês de dezembro ou janeiro. Este ano, por exemplo, o vestibular da UFMA será realizado no próximo domingo, ou seja, quase no fim do mês de março.
“Os estudantes encerram as aulas e têm de entrar para os cursinhos para não perder o ‘embalo’ do conteúdo. Não sei porque isso ocorre, pois a questão das greves não é uma boa justificativa. Greves também acontecem em outros estados e ainda assim as provas do vestibular das universidades federais são realizadas logo no início do ano”, disse Figueiredo.
Continua após a publicidade..
Mobilização
O presidente disse que acredita na possibilidade de antecipação da data do vestibular nos próximos anos, principalmente se houver uma mobilização dos próprios estudantes. No ofício encaminhado à Reitoria da UFMA, o Sindicato questiona também o alto percentual do sistema de cotas, que ficou em 50%, e a extinção do Programa de Seleção Gradual (PSG).
“Acreditamos que esse percentual referente às cotas poderia ser menor. Na verdade, nem somos a favor desse sistema, uma vez que a discriminação já começa por ele. Com relação ao PSG, somos contra a extinção, pois acreditamos que ele estimula os estudantes a estudarem mais”, disse Figueiredo.
Para o pré-vestibulando Diego Batista Linhares, a antecipação do vestibular da UFMA é um assunto que merece atenção. Ele é a favor da mudança. “Tenho certeza que todos os estudantes também são a favor, pois a tensão é muito grande e, se as coisas acontecerem mais rapidamente, com certeza o estresse será menor”, justificou ele.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Serviços