SÃO LUÍS - Aproximadamente 300 pessoas trabalharão na segurança durante a aplicação das provas do vestibular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no próximo domingo. O seletivo ocorrerá de 13h às 18h.
De acordo com o diretor do setor de segurança da UFMA, Carlos Eduardo Pacheco, o número de pessoas trabalhando envolve funcionários da própria instituição e policiais militares, civis e federais. O objetivo da UFMA é evitar tentativas de fraude, como ocorreu no último vestibular, que acabou sendo anulado. “ A estrutura para o vestibular deste ano será a mesma do ano passado. Não vemos como necessário a colocação de mais agentes ou outros artifícios para acentuar a segurança”, afirmou Pacheco.
Detectores
Continua após a publicidade..
Para se reforçar a segurança, desde o ano passado a UFMA passou a utilizar detectores de metais e de sinais e interceptadores de sinais para conseguir detectar e obstruir sinais de telefones celulares durante a aplicação das provas do vestibular. “Além desses equipamentos temos outras medidas para dar maior segurança ao seletivo. Mas, nem tudo ao que se refere à segurança deve ser revelado”, afirmou Carlos Pacheco. Por sinal, umas das medidas “surpresas”, foi a não divulgação da relação com as iniciais dos candidatos e seus respectivos locais de provas no vestibular desse ano, como aconteceu em anos anteriores.
Além de equipes de segurança, a UFMA solicitou à Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (Semtur) e à Polícia Rodoviária Federal (PRF) a disponibilização de equipes no campus do Bacanga visando melhorar o fluxo de veículos no local.
Somente no campus haverá cinco locais de provas. “Todo ano, infelizmente, as pessoas pecam da mesma forma. Ninguém conta com atrasos e, por isso, há sempre problemas com engarrafamentos. Mas, pelo menos a UFMA, tem feito a sua parte para evitar esse transtorno ao vestibulando”, observou o diretor.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Serviços