Enade

7% dos cursos de ensino superior na mira do MEC

G1 e AgĂȘncia Estado

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 14h00

SÃO PAULO - O MinistĂ©rio da Educação (MEC) tem na sua mira cerca de 7% dos cursos de ensino superior do PaĂ­s jĂĄ avaliados no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). SĂŁo cerca de mil cursos que estĂŁo na linha de baixo da avaliação, cujos alunos tiveram notas ruins e pouco conhecimento acrescentaram a seus formandos - o exame consegue comparar o rendimento entre alunos ingressantes (com atĂ© 25% dos crĂ©ditos cursados) e concluintes (com pelo menos 85% dos crĂ©ditos). Eles serĂŁo fiscalizados e terĂŁo de assinar um “protocolo de compromisso” com o ministĂ©rio, comprometendo-se a resolver eventuais problemas encontrados in loco.

Entre 13,4 mil cursos superiores de todas as åreas avaliados até hoje pelo MEC no Enade, apenas 0,88% deles conseguiram obter o conceito måximo tanto na avaliação como no índice que mede o conhecimento agregado ao aluno durante o curso (IDD). São apenas 118 cursos (sendo 53 de instituiçÔes federais, 36 estaduais e 29 privadas) em todo o País, 19 deles em São Paulo.

No outro extremo, 33 cursos tiveram os piores resultados (21 de instituiçÔes privadas, 8 federais, 2 estaduais e 2 municipais): as notas mais baixas no Enade e ainda sem ter agregado quase nenhum conhecimento a seus estudantes. São os cursos com conceitos 1 e 1, que representam 0,25% do total. Nove deles estão em São Paulo e representam 0,4% dos cursos do Estado. As informaçÔes são de O Estado de S.Paulo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.