SÃO PAULO - Os interessados em se inscrever na edição 2007 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm de fazer a inscrição até esta sexta-feira (15) pela internet ou pelos Correios. A taxa é de R$ 35 - alunos da rede pública são isentos do pagamento. A estimativa do Ministério da Educação (MEC) é que quatro milhões de pessoas se inscrevam para o exame.
A prova será realizada no dia 26 de agosto. O exame é voluntário e é aplicado aos alunos que já terminaram (egressos) e para aqueles que estão terminando (concluintes) os estudos do ensino médio em 2007.
O exame começa às 13h e termina às 18h (horário de Brasília). Os estudantes devem chegar ao seu local de prova com pelo menos uma hora de antecedência. Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 12h55, não sendo permitida a entrada de nenhum inscrito após esse horário.
De acordo com a assessoria do MEC, este ano será criado um banco de talentos com os resultados dos candidatos que aceitarem divulgar seus dados. O banco de talentos poderá ser utilizado por empregadores na hora de contratar um profissional ou oferecer uma bolsa de estudo para um estudante.
A evolução da prova
Continua após a publicidade..
O exame será como as edições anteriores do Enem , com 63 questões de múltipla escolha sobre o ensino e médio e uma redação. Os boletim individual de resultados serão enviados para os participantes na segunda quinzena de novembro, no endereço indicado na ficha de inscrição.
A nota do Enem é usada como pontuação extra em diversos vestibulares do país. Veja aqui quais instituições de ensino superior utilizam o Enem no processo seletivo.
A quantidade de inscritos cresce desde a primeira edição. Em 1998, 157.221 estudantes fizeram a prova. Em 2000, quando muitas instituições de ensino superior passaram a utilizar o exame como parte do processo seletivo, o número dobrou - foram 390.180 estudantes. No ano passado, participaram do exame cerca de três milhões de estudantes.
Até o último dia 5, o MEC havia contabilizado mais de 510 mil inscritos pelo site do Enem. Desses, 41% eram do sexo masculino e 58% do sexo feminino.
A criação do Programa Universidade para Todos (ProUni), em 2005, também teve reflexos diretos no número de inscritos no Enem. Para concorrer a uma bolsa parcial ou integral, o estudante precisa obter nota mínima de 45 pontos no Enem.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Serviços