Cultura

Abertas inscrições para Mestres do Tambor de Crioula

Imirante com informações da Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria do Estado da Cultura (Secma), lança edital para o prêmio Mestres do Tambor de Crioula. As inscrições terminam no próximo dia 4 de agosto e estão sendo realizadas na sala da Comissão Setorial de Licitação da (Secma) no horário das 13h30 às 18h30. Os interessados podem ter maiores informações no endereço eletrônico da Secma.

A seleção se destina ao reconhecimento e premiação de 15 mestres, divididos em três categorias: coureira, coureiro e artesão, cada grupo com cinco premiações e, cada mestre selecionado receberá R$ 5 mil. A seleção compreenderá as fases de inscrição, habilitação; de caráter eliminatório, seleção de caráter meritório, classificatório e eliminatório, à qual serão submetidos somente os candidatos habilitados na fase anterior.

Poderão se inscrever candidatos pertencentes às seguintes categorias: mestres e mestras dos Saberes e Fazeres do Tambor de Crioula, doravante denominados apenas mestres: pessoas físicas de grande experiência e conhecimento nos saberes e fazeres populares, dedicadas às expressões culturais populares, com reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam, com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais; sendo os mesmos, coureiras, coureiros e artesãos que comprovem atividades ligadas aos modos de fazer o Tambor de Crioula do Maranhão e sejam maiores de 18 anos.

Todo o processo de seleção, assim como o resultado, será divulgado pela Secretaria da Cultura no Diário Oficial da União e através do site da Secma. Dúvidas e informações referentes ao edital poderão ser esclarecidas na sala de Comissão Setorial de Licitação da (Secma), localizada à Rua Portugal, n° 303, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís ou através do telefone (98)3266-1315.

No ato de inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:

O formulário de inscrição (anexo ao edital);

Cópias do RG e CPF;

Comprovante de Residência;

Certidão negativa da Caema;

Certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos federais e à dívida ativa da união, a mesma, poderá ser retirada através do site da Receita (clicar em certidões e situação fiscais), sendo que envio da documentação incompleta implica a automática inabilitação da inscrição;

Documento (1), (2) e (3) anexados ao edital devidamente preenchido;

Cópias de materiais diversos como; cartazes, material jornalístico, folders, fotografias e/ou material audiovisual, (Dvds, Cds, fotografias, folhetos, matérias de jornal, sítios da internet, e outros materiais, que ajudem os avaliadores a conhecerem melhor a atuação do mestre).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.