MUNDO - A mulher que inspirou a personagem do filme vencedor do Oscar de melhor animação em 2017, Mamá Coco, conhecida como "Abuelita", faleceu no domingo (17), de acordo com as autoridades mexicanas.
"Lamento profundamente o falecimento de Dona María Salud Ramírez Caballero, 'Mamá Coco', mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para este amado personagem que deu a volta ao mundo", afirmou Roberto Monroy, secretário de Turismo de Michoacán (oeste), estado natal da mexicana. Após o sucesso da animação, "Viva - A Vida É uma Festa", María Salud se tornou uma celebridade na sua cidade natal, e tirava fotos com turistas que a reconheciam como a personagem da “Abuelita”.
María Salud Ramírez Caballero morreu em Santa Fe de la Laguna, no estado de Michoacán, mesmo lugar em que nasceu. De acordo com o jornal El País, mesmo com a semelhança clara entre a personagem e Ramírez Cabellero, sua contribuição nunca foi reconhecida pelo estúdio Pixar, responsável pela animação.
"Viva - A Vida É uma Festa" conta a história de Miguel, um menino que cruza o mundo dos mortos, para conhecer seus ancestrais, em particular o tataravô, pai de Mamá Coco. A animação explora a tradição do Dia dos Mortos conhecida no México como uma celebração de origem indígena comemorada no dia 2 de novembro como forma de homenagear os mortos quando as almas são "autorizadas" a visitar seus parentes vivos. A comemoração existe desde dos tempos dos astecas e dos maias onde familiares preparam altares com ornamentações e alimentos para celebrar a hora dos que já se foram.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.