SÃO LUÍS - O Maranhão na Telinha 2025 será realizado entre os dias 18 a 20 e 25 a 28 de agosto, no Cinema SESC Deodoro, em São Luís. A mostra reunirá mais de uma centena de curtas-metragens de animação de diversos países e prestará uma homenagem especial à Turma da Mônica, exibindo produções recentes inspiradas nos personagens de Maurício de Sousa.
Entre os destaques estão os filmes Turma da Mônica: Laços e Turma da Mônica: Lições, ambos dirigidos por Daniel Rezende, e ainda o longa Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, que contará com a presença do diretor Fernando Fraiha. No encerramento da mostra, Fraiha participará de um bate-papo com o público sobre o processo de criação da obra.
Programação do Maranhão na Telinha
A programação do Maranhão na Telinha vai além das exibições. O evento também promove um ciclo de debates no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Centro Histórico, abordando diferentes perspectivas e técnicas da animação.
A abertura será no dia 25 de agosto, com a mesa “Animação como ferramenta pedagógica”, reunindo Alexandre Juruena, Ana Patrícia Choairy e estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFMA. No mesmo dia, às 15h30, acontece o debate “Animação Imersiva: a técnica da animação na realidade aumentada”, com participação de Régis Costa de Oliveira, Josh Baconi e Nuninho Neto.
No dia 26 de agosto, às 14h, o tema será “Do papel à tela: processos da animação 2D”, com Nadia Nicácio, Beto Nicácio e Iramir Alves Araújo. Em seguida, às 15h30, será discutido “Entre o frame e o design: caminhos do motion”, com Gui Cerveira, Amanda Belo e Max Pavianni.
Oficina de stop motion
Nos dias 26, 27 e 28 de agosto, o evento oferecerá uma oficina de stop motion, em que os participantes irão desenvolver um curta-metragem coletivo utilizando a técnica de fotografia sequencial para criar movimento. A produção será editada e sonorizada ao final da atividade, permitindo ao público acompanhar todas as etapas do processo criativo.
O Maranhão na Telinha é uma produção da Mil Ciclos Filmes, em coprodução com a Catirina Filmes, e conta com patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA). A realização é viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.