cultura

Maranhão na Tela comemora 18 anos com edição histórica

Festival contará com convidados internacionais, capacitação intensiva, exibição de filmes premiados e presença de artistas consagrados.

Na Mira, com informações de assessoria

"O Agente Secreto" será exibido no dia 18 de setembro, na abertura do Festival Maranhão na Tela. (Victor Jucá)

SÃO LUÍS - O Maranhão na Tela está prestes a celebrar seu 18º aniversário com uma edição que se destaca como a mais poderosa da sua história. Com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), através da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o festival se torna um exemplo da importância de políticas públicas bem estruturadas para o fortalecimento do cinema.

De acordo com Yuri Arruda, Secretário de Estado da Cultura do Maranhão, o Maranhão na Tela é um marco na valorização do audiovisual local. "Essas políticas públicas não só fortalecem o audiovisual maranhense, mas também promovem a preservação de nossas tradições e impulsionam os talentos regionais", afirma. O Festival ocorrerá entre os dias 18 e 26 de setembro, no Kinoplex Golden, apresentando quatro mostras distintas: a Mostra Panorama Brasil, com cinco longas-metragens premiados; a Mostra Maranhão de Cinema, que é competitiva e exclusiva para produções locais; a Mostra Antônio Saboia, em homenagem ao cineasta; e a mostra Los Terroríficos, dedicada ao cinema fantástico latino-americano, que marca a internacionalização do evento.

A cerimônia de abertura contará com a exibição do novo longa de Kleber Mendonça Filho, "O Agente Secreto", que já brilhou em Cannes e tem Wagner Moura como protagonista. O encerramento do festival será marcado pela exibição de "O Último Azul", de Gabriel Mascaro, vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Berlim. Além disso, "Ainda Estou Aqui", aclamado com o Oscar, será exibido na Mostra Antônio Saboia, fazendo do Maranhão na Tela o único festival a apresentar longas brasileiros premiados nas três principais competições do mundo: Cannes, Berlim e Oscar.

Os 30 anos do filme "Terra Estrangeira" também serão celebrados com a presença dos atores Fernando Alves Pinto e Alexandre Borges, juntamente com a produtora Maria Carlota Bruno. O festival contará ainda com "Sonhar com Leões", com Denise Fraga e dirigido pelo greco-português Paolo Marinou-Blanco, que recebeu menção honrosa no Festival de Gramado.

Para intensificar a formação no setor, o Maranhão na Tela também promoverá a Escola de Negócios, que acontecerá de 22 a 26 de setembro na UNDB Golden. Serão realizadas três masterclasses focadas em áreas essenciais do mercado audiovisual, abordando tópicos como o Mercado Cinematográfico do Maranhão, Negócios no Audiovisual e Cadeia de Comercialização de Filmes.

A edição deste ano também se destaca por conta do Maranhão na Telinha, um evento que ocorreu de 18 a 20 e de 25 a 28 de agosto no Cinema SESC Deodoro, apresentando mais de 100 curtas de animação de todo o mundo e homenagens à Turma da Mônica. Com 23 sessões que atraíram mais de 2 mil estudantes da rede pública e do SESC, o evento incluiu um ciclo de debates sobre animação e uma oficina de stop motion, resultando na produção de um curta-metragem que será exibido na abertura do festival.

Além disso, o festival já realizou duas itinerâncias, levando cinema a Bacabeira e São Mateus, alcançando cerca de 1.800 estudantes que tiveram a oportunidade de participar de uma sessão de cinema pela primeira vez.

O Maranhão na Tela é uma realização da Mil Ciclos Filmes, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura. Todas as atividades do festival têm acesso gratuito, reafirmando o compromisso em democratizar a cultura e fomentar a cena audiovisual. Para mais informações, visite: http://www.maranhaonatela.com.br/. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.