COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Ana Maria Freire na capa

E mais: Maranhão Open 2025

PH

Atualizada em 23/08/2025 às 08h49
Ana Maria Freire na capa do PH Revista

Ela reinou como Miss Maranhão em 1973. Depois, foi morar no Rio de Janeiro, onde reside. Recentemente, a eterna miss Ana Maria Freire  veio rever sua terra natal e aqui, além de celebrar os seus bem vividos 70 anos, mostrou que a passagem do tempo não apagou os traços de charme e beleza de sua primeira juventude. E neste fim de semana é o destaque de Capa do PH Revista

-------------------------------------------------------------------------------

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

------------------------------------------------------------------------------

Crianças brilham no Kart

Quase 15 anos após receber um dos principais campeonatos de kart do país (a edição de 2011 da Copa Brasil), a cidade maranhense de Imperatriz vive um momento especial e que reflete o crescimento da base do automobilismo na região nos últimos anos.

O Kartódromo de Imperatriz é sede neste fim de semana (23 e 24) de dois dos principais campeonatos do país: a 2ª Regional Cup de Kart Brasil e o 8º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance, ambos organizados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), reunindo quase 100 pilotos de todo o Brasil.

Na sexta-feira (22), foram definidos os últimos finalistas da Regional Cup, que reúne as categorias Mini, OK Júnior e OK.

Na categoria Mini, Benny Abdalla venceu a primeira bateria e Matias Dominguez, a segunda. Na soma das provas, Matias foi o campeão, com Abdalla em segundo, Murilo Dominguez em terceiro, Victor Loose em quarto e Gael Rampazzo em quinto.

Os irmãos Dominguez são filhos de Ana Gizely (maranhense) e Rodrigo Dominguez e netos da empresária Évila Garcia Pinheiro (Grupo Reprise).

Pistola, pistolão

Como no Brasil de hoje só há concordância entre dois brasileiros se os dois concordarem em discordar, a origem da palavra “Pistolão”, muito em voga na República das boquinhas e dos empregos oficiais, é dicotômica.

O filólogo Antenor Nascentes vinculava a palavra a uma grande “carta”, uma “epístola”, com intuito de “apresentação”.

Já Antônio Houaiss – que tive o prazer de homenagear em minha residência, no Calhau, com um jantar que teve a presença da então jovem  atriz Demi Moore (tinha pouco mais de 30 anos) – identificava sua origem no aumentativo da palavra “pistola”. Mas não a arma de fogo. “Pistola” era uma moeda francesa (pistole) usada pelos presos para subornar carcereiros.

Nesta era plena de escândalos, qualquer das duas origens faz sentido.

Preconceito na política

Lembro ainda hoje de uma notícia que caiu como uma bomba de efeito devastador em todo o país de que o então candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, depois de cumprimentar o povo lavava as mãos com álcool.

É claro que a notícia tinha o objetivo de incompatibilizar o ex-governador paulista com o eleitorado, que passaria a vê-lo como um homem preconceituoso.

Um olhar no passado não tão distante, remete às eleições de 1985, em que estava em disputa o cargo de prefeito de São Luís.

A luta era renhida entre os candidatos Jaime Santana e Gardênia Gonçalves, até que se espalhou na cidade um boato de que o candidato Jaime Santana não gostava de negros.

Resumo da ópera: Jaime perdeu a eleição. E uma das causas da derrota foi o preconceito racial, criminosamente atribuído a ele.

Touradas no Anil

Não faz muito tempo, o Parlamento da Catalunha, na Espanha, depois de intensa luta capitaneada pelos defensores dos animais, aprovou a lei que proíbe as touradas naquela região.

No Brasil, as touradas nunca foram apreciadas pela população, mas em algumas cidades do país esse tipo de esporte foi praticado, mas teve vida curta.

Em São Luís, segundo relatou o jornalista Dejard Martins, no seu livro “Esporte - um mergulho no tempo”, entre 1904 e 1908 foi construída no bairro do Anil uma Praça de Touros.

Nela, apresentavam-se as touradas, em que touros e toureiros vinham do exterior. Tais espetáculos eram patrocinados pela Companhia Ferro – Carril Maranhense, encarregada de transportar a população do cento da cidade para o Anil.

São Luís e São Cristóvão

Em dezembro de 1997, a Unesco aprovou o tombamento do centro histórico de São Luís do Maranhão como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Em 2010, o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de São Cristóvão, em Sergipe, foi tombado pela Unesco com cerca de 1.500 imóveis de diferentes estilos arquitetônicos.

O que une as duas cidades? Ambas são dotadas de conjuntos arquitetônicos belos e majestosos.

O que difere as duas cidades? O patrimônio arquitetônico de São Luís é mal tratado pelos que tem a obrigação de preservá-lo, ao contrário de São Cristóvão, que recebe de seus governantes um tratamento especial e digno.

Guerra ao xixi

São Luís precisa, urgentemente, declarar guerra aos que não se constrangem de urinar nos espaços públicos da cidade.

Outras capitais, como Rio de Janeiro e Salvador, há algum tempo fizeram um acordo com a Polícia Militar de prender quem for flagrado fazendo xixi na via pública.

Em São Luís, o hábito de urinar a céu aberto não é de agora. Os jornais do século XIX, já publicavam reclamações da população contra essa maneira de poluir as nossas vias públicas.

Apelidos de escritores

Como apaixonado por Literatura, sempre gostei de não somente ler a obra, mas conhecer a vida de quem escreve. Numa pesquisa pela internet descobri um estudo feito pelo professor Claudio Cezar Henriques, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro sobre os apelidos de autores famosos e que culminou no Dicionário de Epítetos de Escritores da Literatura Brasileira. Fiquei muito curiosa para ler esse dicionário!

A lista de apelidos inclui desde os reconhecidos nos meios literários brasileiros, como Bruxo do Cosme Velho, para Machado de Assis, e Boca do Inferno, para Gregório de Matos Guerra.

Além desses, existem os apelidos que são conhecidos apenas por um público restrito ou especializado como Grande Personagem, para Hilda Hilst, e Paiaçu, para Padre Antônio Vieira.

Encontram-se, também, os “auto epítetos”, formas como os escritores chamavam a si mesmos em ambiente familiar ou entre amigos, como Urso Polar, para Carlos Drummond de Andrade, e Poeta Menor, para Manuel Bandeira. E, por último, as alcunhas irônicas que alguns escritores ou críticos atribuíam a outros como, por exemplo, Sapo-Boi, expressão dada por Manuel Bandeira para Olavo Bilac.

Apelidos de escritores...2

Certa vez, o jornalista e pesquisador Benedito Buzar registrou que, do Maranhão, o autor só encontrou o poeta Ferreira Gullar, com o apelido de Periquito, que ganhou quando jovem em São Luís.

E à guisa de colaboração com o pesquisador, revelou mais alguns escritores maranhenses, com seus respectivos apelidos: Artur Azevedo, Passarinho; Franklin de Oliveira, Nome Nacional; Odilo Costa, filho, Vaca Atolada; José Sarney, Zé Curió.

Maranhão Open 2025

Uma seleção com os melhores atletas brasileiros de sinuca profissional na atualidade competirão no 3º Maranhão Open de Snooker Six Red, maior evento nacional da modalidade, que será aberto ao público e acontecerá de 18 a 21 de setembro, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-São Luís).

O Maranhão Open 2025 é uma realização da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS).

Entre os campeões nacionais, regionais e estaduais inscritos e com passagens aéreas e hospedagens já garantidas estão os atletas paulistas Adriano Sakamoto, Laércio Lala e Jajá Snooker.

 A competição, que integra o calendário oficial da FMBS e AABB-São Luís, será realizada no mês em que a cidade de São Luís celebrará os 413 anos de sua fundação.

José Eulálio Figueiredo de Almeida foi o grande homenageado desta semana, pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, que lhe entregou o diploma de Desembargador e a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes, a mais alta comenda do Poder Judiciário maranhense. A homenagem ao magistrado, que é visto com seus irmãos Clemente, Walber e Manoel, é destaque da edição do PH Revista deste fim de semana

DE RELANCE

Villa do Vinho celebra 12 anos

Na próxima terça-feira, 26 de agosto, o Villa do Vinho Bistrô – restaurante, wine bar e casa de eventos sob o comando de Werter Bandêira –, abre as portas para uma experiência inédita na capital maranhense: o lançamento do primeiro e mais completo rodízio de vinhos de São Luís, das 18h30 às 22h30. A novidade marca o aniversário de 12 anos da casa, consolidada como referência gastronômica e enológica na cidade.

Os clientes vão poder degustar sete rótulos cuidadosamente selecionados entre nacionais e importados. A proposta contempla diferentes estilos e perfis: 1 espumante refrescante e versátil; 2 vinhos brancos, ideais para harmonizações leves; 1 rosé vibrante, perfeito para o clima tropical; 2 tintos, com intensidade e estrutura para agradar aos paladares mais exigentes e 1 moscatel, que fecha a experiência com doçura e frescor.

O rodízio será oferecido semanalmente, no mesmo horário, sempre às terças e quartas-feiras, ampliando a proposta de democratização do vinho na cidade e incentivando a cultura da degustação com custo acessível.

Villa do Vinho celebra 12 anos...2

A Villa do Vinho Bistrô também apresenta novidades em seu menu de petiscos e pratos, desenhado para harmonizações especiais com os vinhos do rodízio.

Entre os destaques estão: bolinho de costela, rústico e saboroso; tartar de filé mignon com batata frita, clássico francês em versão contemporânea; e Ceviche fresco, perfeito para acompanhar brancos e rosés, com pedidos à parte. Além de opções de pratos principais e sobremesas, compondo uma experiência completa que une gastronomia e enologia.

Para tornar a celebração ainda mais especial desses 12 anos da Villa do Vinho, a noite de estreia do Rodízio de Vinhos contará com a primeira apresentação em São Luís do cantor Sampél, artista que brilhou no The Voice Brasil 2 e levou sua voz até palcos internacionais, incluindo Hollywood, na Califórnia.

Será uma única apresentação, um verdadeiro presente para os clientes que aderirem ao Rodízio de Vinhos, através da reserva antecipada.

O empresário Werter Bandêira, que comemora, na próxima semana, os 12 anos de sucesso de seu Villa do Vinho Bistrô lançando a novidade do Rodízio de Vinhos

Villa do Vinho celebra 12 anos...3

Sobre o cantor Sampél vale lembrar que ele é destaque nas principais casas de shows de São Paulo, com um repertório internacional que mescla soul, R&B, rock e black music. Seu talento, carisma e versatilidade prometem criar a atmosfera perfeita para brindar os 12 anos do Bistrô, numa noite sensorial completa.

Com trajetória marcada pela versatilidade, Sampél começou cedo interpretando clássicos gospel e imitando grandes nomes da música mundial. Sua formação artística se consolidou em tributos a lendas como Stevie Wonder e The Doobie Brothers, além de incursões por soul, blues e rock.

Nos últimos anos, expandiu seu repertório para incluir artistas contemporâneos como Teddy Swims, Rag’n’Bone Man e Bruno Mars, consolidando-se como um dos intérpretes mais completos de sua geração.

O cantor Sampél vem a São Luís especialmente para se apresentar na noite de lançamento do Rodízio de Vinhos da Villa do Vinho Bistrô

“Vida de Gado”

Chega, neste sábado, às plataformas digitais um novo hino para os amantes da cultura nordestina: “Vida de Gado”, single que une a voz já consagrada de João Gomes ao talento em ascensão de Jadson Araújo, artista empresariado pelo próprio João.

Com autoria de João Pedro Pereira Feitosa Germano, a canção mergulha no universo do vaqueiro nordestino e traduz, em versos simples e intensos, o cotidiano de quem vive o campo com coragem, garra e coração firme.

A sonoridade carrega o piseiro com identidade de vaquejada, reforçando a força rítmica que move multidões nas festas de interior.

 

NAU Fest em São Luís

São Luís será palco de uma das edições mais esperadas do NAU Fest 4.0, um dos maiores eventos da América Latina voltados à formação de jovens para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho.

Promovido pela Junior Achievement Maranhão, o encontro acontecerá no dia 26 de agosto, nesta Capital, e reunirá estudantes maranhenses com uma experiência transformadora, marcada por aprendizado, inovação e conexão com o futuro.

Com uma programação que mescla palestras, workshops e experiências imersivas, o evento abordará temas fundamentais como empreendedorismo, cultura, economia criativa, sustentabilidade, tecnologia e novas oportunidades.

O NAU Fest 4.0 é mais do que um encontro educacional, é um espaço onde os jovens têm a chance de descobrir quem são, do que gostam e como construir seu próprio caminho.

VM Open de Beach Tennis

A cidade de Santo Amaro, famosa pela beleza de suas dunas e lagoas, é o palco escolhido para receber as disputas do VM Open de Beach Tennis.

O evento corresponde à 8ª etapa do Campeonato Maranhense Oficial de Beach Tennis, competição chancelada pela Federação de Beach Tennis do Maranhão (FBTM), entidade que representa oficialmente a modalidade no Estado.

Neste fim de semana, o torneio iniciado ontem vai movimentar o município.

Os jogos serão realizados em quadras montadas às margens do Rio Alegre, em um cenário paradisíaco. 

Projeto da VLI

O programa Novo Trilho, criado pela VLI, completou dois anos no Maranhão, alcançando a importante marca de 86 toneladas de resíduos recicláveis coletados no estado.

A iniciativa está instalada desde agosto de 2023 nas cidades de Imperatriz e Porto Franco, e já gerou renda por meio de cashback para mais de 1.700 pessoas que participam da coleta, estimulando a economia circular, ganhos ambientais e a geração de renda sustentável para as famílias envolvidas.

O Novo Trilho faz parte da estratégia da VLI, companhia de logística modal que opera ferrovias, terminais e portos, para promover a destinação correta de resíduos sólidos e contribuir para a preservação dos recursos naturais.

Para escrever na pedra:

“No mesmo instante em que recebemos pedras em nosso caminho, flores estão sendo plantadas mais longe. Quem desiste não as vê”. De William Shakespeare.

TRIVIAL VARIADO

Prévia: Werter Bandêira fará uma avant-première na Villa do Vinho Bistrô, segunda-feira, para um resumido grupo de convidados especiais.

Férias: Glorinha Holanda foi curtir uma semana de férias nas praias de Fortaleza, onde tem muitos amigos e vai cumprir uma programação social intensa.

Save the date: guarde bem a data de 5 de novembro, uma quarta-feira com a mais luminosa lua cheia do ano.

Agenda: outras datas que estão reservadas são 30 de agosto (15 anos da filha de José Roberto, do Grupo Gentil Negócios); dia 1 de setembro (festa dos 70 anos de Claudio Azevedo (no restaurante Tasquinha) e dia 5 de setembro (aniversário do desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, no Villa Reale Buffet).

 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.