PH: Roseana Sarney em SP
E mais: O julgamento de Bolsonaro
O julgamento de Bolsonaro
O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e o seu então candidato a vice, general Braga Netto, preso desde dezembro de 2024 sob a acusação de obstruir a investigação, e outros seis detentores de altos cargos no governo anterior serão julgados no Supremo Tribunal Federal (STF), acusados por tentativa de golpe de Estado.
O julgamento que começa hoje terá “algum grau de tensão” para o país. Quem disse isso foi o próprio presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.
Para o magistrado, que não faz parte da Primeira Turma – grupo de ministros que irá julgar os envolvidos –, o resultado do julgamento, pela condenação ou pela absolvição, ocorrerá com o devido processo legal e sessões públicas.
– Nós vivemos esse momento tenso, inevitável, dos julgamentos do 8 de Janeiro e dos julgamentos do que, segundo a denúncia do procurador-geral da República, teria sido uma tentativa de golpe de Estado. É evidente que esses episódios trazem algum grau de tensão para o país – disse o ministro durante evento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O julgamento de Bolsonaro...2
O julgamento, que pode se estender até dia 12, remete a outros episódios que ficaram marcados na história do país. Como em 29 de dezembro de 1992, quando brasileiros assistiram Fernando Collor de Mello renunciar ao cargo em uma tentativa de evitar um processo de impeachment.
Ou como em 2017, quando a população ficou com os olhos fixos na TV assistindo a Sérgio Moro, então juiz federal de primeira instância, condenar o presidente Lula no caso do triplex de Guarujá.
O julgamento de Bolsonaro...3
O Brasil república conta com quatro ex-presidentes que já foram presos.
Além de Lula e Bolsonaro, que está em prisão domiciliar, Michel Temer foi preso preventivamente em março de 2019 em uma operação que investigou um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro, fraudes em licitação e cartel em relação à construção da usina nuclear no Rio de Janeiro. Collor foi condenado, em abril deste ano, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por envolvimento em um esquema de corrupção na BR Distribuidora.
O julgamento que se inicia nesta terça-feira é um marco para o processo democrático e para a história do país.
DE RELANCE
Expo Indústria Maranhão
“Inteligência Artificial: Uma Nova Revolução”. Este é o tema da 6ª edição da Expo Indústria Maranhão, que ocorrerá de quinta-feira (2) a domingo (5) de outubro no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma).
Realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL, CIEMA e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão) e pela CNI, com correalização do Sebrae/MA e Governo do Estado, a feira multissetorial tem expectativa de movimentar cerca de R$ 320 milhões em negócios e deve atrair um público de 50 mil pessoas ao longo de quatro dias.
Serão reunidos cerca de 250 expositores dos mais variados segmentos da indústria maranhense, setor responsável por 15,1% do PIB do estado, conforme dados de 2022.
Expo Indústria Maranhão...2
Realizada a cada dois anos, a Expo Indústria Maranhão celebrará 10 anos de existência em 2025 com uma vasta programação de atratividades, que percorrerão um dos tópicos mais discutidos na economia atualmente: a revolução trazida pela inteligência artificial.
De acordo com o presidente da FIEMA e idealizador da Expo Indústria, Edilson Baldez, a feira tem um papel estratégico no desenvolvimento industrial, econômico e tecnológico do estado. “A Expo Indústria Maranhão está consolidada como um espaço fundamental para o fortalecimento e renovação da rede econômica industrial maranhense. Parcerias são fomentadas, investimentos são atraídos e negócios e acordos são firmados. As empresas participantes, por meio da feira, podem ainda entrar em conexão com as tendências globais em inovação, sustentabilidade e qualificação profissional. Este ano, o tema da inteligência artificial foi escolhido com precisão: esta tecnologia vai transformar o mundo produtivo e estaremos preparados para essa revolução”, analisa o presidente da FIEMA.
Expo Indústria Maranhão...3
Na programação principal, a Expo Indústria 2025 oferecerá a seus visitantes uma programação principal articulada em diversos espaços: Pavilhão de Expositores, Plenarium, Arena do Crédito, Terminal de Inovação, Expo Lounge, Expo Summit, Expo Fornecedores, Maranhão Fashion Week e Expo Show.
Em um formato renovado, a edição deste ano da Expo Indústria trará atrações inéditas, entre elas o Marapão, primeira feira de panificação e confeitaria do Maranhão.
“A Expo Indústria vai muito além de uma feira de negócios. É um espaço de oportunidade direta de movimentar o mercado e impulsionar vendas e, para tanto, consegue mobilizar uma programação em uma estrutura inigualável no Norte e Nordeste”, comenta Baldez, ao frisar que há uma expectativa de capacitação de cerca de 4.000 mil, por meio de ações de caráter educativos dentro da Expo.
Expo Indústria Maranhão...4
Estandes modernos, interativos e bem organizados darão uma demonstração do potencial produtivo da indústria maranhense no Pavilhão de Expositores da Expo Indústria 2025, que ficará aberto das 17h às 22h.
O espaço reunirá iniciativas industriais e fornecedores que trazem soluções inovadoras para problemas contemporâneos diversos, lançamentos e tendências.
O espaço é ponto fundamental para se estabelecer conexões de negócio, fortalecer as marcas regionais e proporcionar uma experiência imersiva ao público visitante.
Movimentarão economicamente a Expo Indústria Maranhão, as Rodadas de Negócios – locais, nacionais e internacionais. A atividade está entre as ações de incentivo à economia criativa e à competitividade entre as empresas maranhenses.
Expo Indústria Maranhão...5
Duas das grandes atrações da Expo Indústria Maranhão 2025 serão a Expo Show e o Maranhão Fashion Week, que colocará nos palcos da Expo Indústria as principais tendências da moda maranhense.
Na Exposhow, artistas de renome nacional vão movimentar a dinâmica cultural da feira ao longo de sua realização. Abrirá a programação de concertos o cantor Maurício Manieri. Um dos ídolos da geração dos anos 1990 e 2000, Manieri trará para São Luís o repertório de seu show “Classics” que resgata sua musicalidade que mistura romantismo, soul e R&B.
Na segunda noite, a principal atração será o músico Tiago Iorc, um dos cantores mais admirados pelo público brasileiro na última década.
Trabalho inédito
A montadora Volkswagen do Brasil foi alvo de uma decisão da Justiça Trabalhista, considerada inédita e histórica.
Atendendo pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) a empresa foi condenada ao pagamento de R$ 165 milhões por dano moral coletivo por trabalho análogo à escravidão na Fazenda Vale do Rio Cristalino, durante as décadas de 1970 e 1980.
O valor da condenação é o maior da história em casos de trabalho análogo ao de escravo.
Além disso, a decisão judicial determina que a empresa reconheça, publicamente, sua responsabilidade e peça desculpas aos trabalhadores atingidos e a toda sociedade brasileira.
Para escrever na pedra:
“O sucesso torna as pessoas modestas, amigáveis e tolerantes; é o fracasso que as faz ásperas e ruins”. De W. Somerset Maugham.
TRIVIAL VARIADO
HIV: depois de deixar uma ótima impressão no 53º Festival de Cinema de Gramado, o primeiro episódio de "Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente" está disponível na HBO Max. Produção se baseia em história de comissários de bordo que traziam AZT de forma ilegal dos EUA
Alerta: por hora, 14 crianças são internadas por acidentes. Estudo aponta que hospitalizações cresceram 2% entre 2023 e 2024.
Horror: segundo Disque 100, uma em cada cinco vítimas de violência sexual infantil no Brasil é do sexo masculino.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.