COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Pré-inauguração do Luís XIII Restaurante

E mais: Maranhão no JespJam 2025

PH

Atualizada em 15/09/2025 às 14h20
O Repórter PH com o diretor do Luís XIII Restaurante, Dinael Martins Andrade, recebendo o bonito e original convite para a pré-inauguração da casa

Luís XIII Restaurante

O Grupo Martins Andrade, que é presidido pelo diretor Dinael Martins Andrade está apresentando, nesta segunda-feira, para um grupo especial da sociedade maranhense, o Luís XIII Restaurante.

O empreendimento, que será oficialmente aberto na próxima quarta-feira, dia 17, é inspirado na passagem dos franceses por São Luís, cidade que recebeu o nome de Saint Louis, em homenagem ao Rei da França, Luís XIII.

O Luís XIII Restaurante fica localizado na Avenida Litorânea, com vista privilegiada para o mar. A proposta une sabores contemporâneos com o charme de um ambiente sofisticado, criando experiências memoráveis para o público que busca exclusividade, conforto e alta gastronomia.

Luís XIII Restaurante…2

O cardápio do Luís XIII Restaurante é assinado pelo Chef paulista Elmário Reis, que já trabalhou ao lado de grandes Chefs como Alex Atala, Érick Jacquin e Henrique Fogaça.

Vale destacar que o projeto arquitetônico do mais novo endereço gastronômico da cidade foi desenvolvido pelas arquitetas Vanessa Melo e Rafaella Andrade. E combina minimalismo e elegância.

O espaço é gerenciado pelo Head de A&B, Alê Barreto, da @alecozinhacontemporânea, um pernambucano de Recife que há 20 anos atua no segmento de hospitalidade e gastronomia.

O novo restaurante tem cardápio exclusivo inspirado em ingredientes locais e técnicas contemporâneas da cozinha europeia.

Segundo o diretor Dinael Andrade, a equipe do Luís XIII foi treinada para proporcionar uma jornada de hospitalidade.

Encontro sobre a Fraternidade

O Vaticano e a prefeitura de Roma sediaram a terceira edição do Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana.

Líderes religiosos, diretores das maiores empresas de comunicação do mundo e premiados com o Nobel participaram do encontro.

O ponto alto ocorreu à noite, quando milhares de pessoas na Praça de São Pedro assistiram ao concerto Graça para o Mundo.

Em um clima de fraternidade, e ao som do canto de Andrea Bocelli, luzes de drones sincronizados projetaram a imagem do papa Francisco, criador dos encontros sobre a fraternidade humana, após a publicação da encíclica Fratelli Tutti, em 2020.

Maranhão no JespJam 2025

O Poder Judiciário do Maranhão está participando do JespJam 2025, evento que está ocorrendo em Pernambuco, direcionado para a maratona de inovação focada nos Juizados Especiais. Realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, em parceria com a Escola Superior da Magistratura de Pernambuco, o evento se tornou uma iniciativa de alcance nacional, reunindo participantes de todas as regiões do Brasil sob o tema “(Re)construindo o Futuro em Redes”.

A participação do Judiciário maranhense está a cargo da juíza Maria Eunice do Nascimento Serra, titular do 2º Juizado Especial Criminal de São Luís, e do servidor Wendel Gomes Saraiva Barroso, Secretário do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Estado do Maranhão.

O evento tem o objetivo de promover e compartilhar inovações e boas práticas, fomentar o uso de tecnologia e Inteligência Artificial (IA) no judiciário federal, desenvolver soluções mais acessíveis, inclusivas e eficientes para a justiça e, ainda, atingir um futuro mais conectado e transformador para a Justiça.

Movimento social

Sábado, o bistrot Grand Cru foi um dos restaurantes mais movimentados da noite. Muitos grupos animados em alegres confraternizações.

Uma mesa comandada pelo jornalista Félix Alberto Lima tinha a esposa dele, Adriana, como aniversariante da noite, com direito a bolo de aniversário, sopro de velas e coro de “parabens pra você”. Com eles, Chames e Marcus Braide e o Dr. Christian Lamar Scheibe e esposa.

Na mesa ao lado, a confraria comandada por César Bandeira, em noite das mais concorridas.

Na alegre noite de sábado no bistrot Grand Cru, Nilson Ferraz, Amaro Santana Leite, o Repórter PH, Ana Lucia Albquerque e Flávia Araújo Ferraz
Do mesmo grupo que pontificava sábado no bistrot Grand Cru: Cida Valadão, Maria Luiza Miranda, Rose Medeiros e Thatiana Bandeira
Ainda no Grand Cru: César Bandeira, José Aparecido Valadão e Ricardo Miranda

DE RELANCE

Antonio Máximo

Faleceu ontem em João Pessoa, capital da Paraíba, o engenheiro civil Antonio Máximo, técnico aposentado do Dnit e ex-professor da Faculdade de Engenharia da UEMA.
Ele era esposo de Zaíra Faria Máximo e viveu por longos anos em São Luís, até o falecimento da sua esposa, quando se transferiu para a sua terra natal.

Ao longo da sua permanência nesta cidade se destacou como engenheiro rodoviário, com foco no planejamento, projeto, construção, manutenção e gestão de vias federais de transporte no estado e na formação acadêmica dos novos engenheiros maranhenses, deixando muitos amigo em sua trajetória em São Luís.

Sensação de fim do mundo

Analistas do comportamento humano acreditam que a sensação espiritual que estamos sentindo é de fim do mundo. Ou seja, estamos tão estremecidos que nem reparamos no quanto nos tornamos desumanos.

No início do século passado, o bardo inglês T. S. Eliot vaticinou o nosso esgotamento no poema Os Homens Vazios: o mundo termina não com um estrondo, mas com um suspiro. Não são as bombas que vão exterminar a espécie, mas a ausência de compaixão.

O suspiro de que fala Eliot seria a mais profunda resignação. O completo conformismo. A inércia da cordialidade. A passividade atroz do amor ao pior. Quando banalizamos a maldade e nos acostumamos à violência.

Sensação de fim do mundo...2

Assim como ninguém ouve o suspiro, a extinção também passa invisível, imperceptível.

Agora nem a morte do outro é poupada. Velórios e enterros viraram comícios e carnavais da oposição. Festejam-se assassinatos e atentados, chacinas e massacres. Escuta-se com horror o coro da carnificina: “já vai tarde”.

O silêncio sagrado do pesar, os pêsames com os enlutados, a reverência à finitude desapareceram. Não sobrou nenhuma pedra ética da civilização.

Uma licença irrisória

Quando você perde pai ou mãe, seus alicerces da vida, tem apenas dois dias de licença conforme a CLT. Se é servidor público, dispõe de oito dias; professor, nove dias. Sempre consecutivos, mesmo que o óbito caia no final de semana.

Trata-se de uma esmola humilhante. A lei não sente saudade. É fria e indiferente, incapaz de discernir entre uma cadeira e uma cova. Por isso é tão fora da realidade do extremo pesar.

Ela evidencia uma completa carência de compreensão e reconhecimento do processo do luto, numa mecanização do descarte e da insensibilidade.

É como se fôssemos objetos defeituosos saindo de circulação para não atrapalhar o funcionamento da sociedade.

Discussão sobre foro

O ministro Luiz Fux, ao analisar as questões preliminares, considerou que o STF não poderia julgar Bolsonaro, porque ele não possui foro especial.

Fux foi vencido, mas nada impede que, no futuro, o STF reabra a questão.

Isso aconteceu com Luiz Inácio Lula da Silva, que teve condenação anulada porque o STF considerou que Curitiba não era o foro adequado para julgá-lo.

Local da prisão

Os condenados pela “tentativa de golpe” não devem ficar em presídios comuns. Seis são militares e dois são delegados federais, podendo ser beneficiados com prisão especial.

De acordo com o artigo 61 do Código Penal Militar (CPM), membros das Forças Armadas condenados por crimes comuns cumprem pena em penitenciária militar.

No caso de Jair Bolsonaro, há possibilidade de prisão domiciliar.

Luciano Gomes com o cantor Bruno Shinoda na movimentada noite do Quintalão

Para escrever na pedra:

“Encaro escrever como um ofício, um que deu certo para mim, mas não seria minha escolha natural se outras coisas não tivessem dado errado.” De Luís Fernando Veríssimo.

TRIVIAL VARIADO

Educação: sai lista de cursos superiores semi presenciais autorizados pelo MEC. São 456 de bacharelado, licenciatura e tecnológicos.

COP 30: vai até o dia 30 o prazo para inscrições da sociedade civil interessada em compor a delegação brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). As inscrições das candidaturas são feitas exclusivamente pela Internet, por meio de formulário disponível no Portal do Brasil Participativo.

Descontos indevidos: o governo já devolveu R$ 1,29 bi a aposentados lesados. São 2,3 milhões os pensionistas do INSS que aderiram ao acordo de ressarcimento.

Oportunidades: a Câmara dos Deputados autorizou a realização de concurso público. As vagas são para cargos de analista e técnico legislativos.

Amazônia e saída: o deputado federal Nelson Barbudo (PL-MT) anunciou que vai apresentar projeto de lei na Câmara dos Deputados retirando o Mato Grosso, seu Estado natal, da Amazônia Legal, que hoje reúne nove Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Rondônia, Tocantins, Roraima, Pará e Mato Grosso). Barbudo quer garantir a expansão das plantações de soja e das fazendas de gado.

Argumentos: o Código Florestal brasileiro exige reserva legal de 80% nos Estados da Amazônia Legal, com preservação da floresta tropical, enquanto em outros biomas brasileiros, a reserva legal pode ficar entre 20% e 50%.

Rejeição: não é a primeira vez que a Câmara recebe projeto de lei propondo a retirada do Mato Grosso da Amazônia Legal. Em 2022, proposta semelhante foi apresentada pelo deputado federal Juarez Costa (MDB-MT). Na época, ele argumentou que o estado arcava com um custo muito alto para a recuperação das reservas legais dentro da Amazônia.

Venezuela: no sábado, centenas de venezuelanos atenderam ao chamado do presidente Nicolás Maduro para participar de um fim de semana de treinamentos e para aprender “a atirar”.

Vaticano: ontem, milhares de fiéis foram até a Praça de São Pedro para celebrar o aniversário de 70 anos do papa Leão XIV.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.