COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Jantar no Cabana

E mais: Lula na Assembleia da ONU

PH

 

Na noite de domingo, em jantar no restaurante “Cabana do Sol” da Ponta do Farol, o reencontro de três amigos da mesma geração: Pedro Guimarães Salgueiro (executivo da Granorte), Antonio Sabóia (ator de cinema premiado que hoje recebe, da Assembleia Legislativa do Estado, o título de Cidadão Maranhense e a Medalha do Mérito Cultural Manuel Beckman) e Arturo Sabóia (um dos diretores de cinema mais premiados do Maranhão)

Os sabores do Frango de Ouro

Restaurante dos mais acolhedores de São Luís, o tradicional Frango de Ouro, no eixo Lagoa-Ponta d´Areia, continua um dos endereços gastronômicos de maior sucesso da cidade, graças à sua deliciosa comida de sabor incomparável, assinada pela Chef caxiense Silvana Machado Calado, que herdou dos saudosos pais Alzira e Alderico Machado Filho o gosto pela mais tradicional culinária maranhense.

Domingo, tinha fila de clientes esperando vagar uma mesa, todas preenchidas desde cedo por nomes de destaque da vida maranhense.

Uma das presenças de maior charme da tarde bastante movimentada era Dirce Fecury Zenni, acompanhada dos filhos Vânia Maria e Ricardo (este, ao lado da esposa Rachel e da filha Raissa com o marido Thiago Perez Lima).

Outra grande mesa era comandada por José Gonçalves Filho, CEO do Centro Elétrico, e esposa Angélica, com filhos, noras e netos. Também estava Ana Lúcia Braga Muniz com os filhos e noras.

Ainda por lá, Teresa Martins, que não se cansava de elogiar o “Omelete de Batipuru com Camarões Fritos”, Alberto Nogueira da Cruz, Luis Fernando Cadilhe Brandão, entre muitos outros.

Lula na Assembleia da ONU

A partir desta segunda-feira (22), o presidente Lula participa de uma série de agendas durante a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento segue até quarta-feira em Nova York e o Brasil, como é tradição, será o primeiro Estado-membro a discursar na abertura do Debate Geral.

Segundo o Itamaraty, Lula manterá encontros com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com chefes de Estado e de governo de outras nações.

Pautas geopolíticas estarão em debate, como a questão da Palestina. Lula participa, nesta segunda-feira, da segunda sessão da Conferência Internacional de Alto Nível para a Resolução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, convocada por França e Arábia Saudita.

Defesa da Democracia

Lula copresidirá, na quarta-feira, ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez, a segunda edição do evento Em Defesa da Democracia.

A iniciativa reúne líderes de todas as regiões do mundo para fortalecer o multilateralismo, o Estado de Direito e a cooperação contra o extremismo, a desinformação, o discurso de ódio e o enfraquecimento das instituições democráticas.

Este será o primeiro evento em que Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ficarão cara a cara depois das últimas tarifas que os norte-americanos impuseram contra os produtos brasileiros e a aplicação de sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal.

Não há informações prévias se Lula citará o assunto no discurso, mas o presidente brasileiro disse, na semana passada, que se visse Trump, o cumprimentaria.

Destaque nacional 

O município de São José de Ribamar alcançou uma posição de destaque nacional ao ser reconhecido como o 3º mais seguro do Brasil e o 2º na região Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025. 

A iniciativa, do Centro de Liderança Pública (CLP), avalia a capacidade dos municípios em gerar bem-estar para a população por meio de uma análise detalhada de múltiplos indicadores socioeconômicos.

Prêmio Sebrae de Jornalismo

O Maranhão vai conhecer, no próximo dia 30 de setembro, os vencedores da edição 2025 do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

O prêmio, que será realizado no Cinema Kinoplex do Golden Shopping, às 19h, vai, mais uma vez, reconhecer o trabalho de profissionais da imprensa que se destacaram na divulgação da pauta dos pequenos negócios, contribuindo na disseminação do empreendedorismo no Estado.

Serão premiados profissionais em quatro categorias principais (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo) e na categoria especial Jornalismo Universitário, que concorrem às etapas futuras – Regional e Nacional da premiação.

O evento é um dos pontos altos do calendário do Sebrae, celebrando a excelência jornalística e incentivando a produção de conteúdo de qualidade sobre um dos pilares da economia brasileira.

Prêmio Sebrae de Jornalismo...2

Com 157 trabalhos inscritos, o Maranhão é o estado com maior número de participações do Nordeste nesta 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

O volume expressivo de inscrições garantiu ao estado o 6º lugar no ranking nacional do prêmio, que reconhece reportagens e produções jornalísticas voltadas à temática do empreendedorismo no Brasil.

O Prêmio é realizado desde 2004 e, em sua 12ª edição, contou com mais de 1.200 trabalhos inscritos em todo o Brasil. Os vencedores das etapas estaduais disputarão, posteriormente, a etapa nacional, com cerimônia prevista para acontecer ainda em 2025.

Na semana que passou, Thatiana e César Bandeira abriram sua belo apartamento na Península da Ponta d´Areia, para homenagear com jantar os ex-alunos da FACAM, onde se formaram em Direito, Cel QOPM Wallace Gleydison Amorim de Sousa - Comandante Geral da PMMA e o Cel QOBM BM Célio Roberto Pinto de Araújo - Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar

DE RELANCE

O resgate de um clássico

Um dos filmes mais aclamados da história do cinema, Sociedade dos Poetas Mortos (1989), será lançado em livro com tradução para o português e terá distribuição nacional pela Editora Excelsior, de São Paulo, integrante do Grupo Book One, nesta semana no Brasil.

Diferentes fatores influenciaram a decisão da editora de traduzir a obra, até então inédita no país. Segundo o editor Luis Matos, houve um movimento, especialmente no TikTok, de redescoberta de Sociedade dos Poetas Mortos, com diversos influenciadores comentando sobre o longa-metragem.

– Me chamou a atenção o fato de a edição em inglês estar sempre entre as mais vendidas na Amazon – afirma Luis Matos, que se declara fã do filme que levou o Oscar de melhor roteiro original em 1990.

Depois disso, a editora enfrentou o que Matos define como uma “odisseia” para obter os direitos de publicação. A tarefa não foi fácil, e houve dificuldades até mesmo para localizar os responsáveis pela obra – a Disney Hyperion, unidade da Disney Publishing Worldwide.

A editora brasileira chegou a propor uma nova capa, mas a ideia não foi aceita pelos detentores dos direitos. Assim, o livro de 176 páginas está sendo lançado com uma foto do filme em destaque. A Disney também vetou a inclusão de uma apresentação escrita por um convidado.

A tradução ficou sob responsabilidade de Rafael Bisoffi. Com capa mole, a obra terá tiragem inicial de 10 mil exemplares, que estarão nas principais livrarias do país nos próximos dias, além da versão em e-book.

O livro Sociedade dos Poetas Mortos será lançado com um pôster do filme lançado em 1989

Como é a trama do filme

A história de Sociedade dos Poetas Mortos se passa em 1959, nos Estados Unidos, tendo como cenário a tradicional escola preparatória Welton, frequentada apenas por rapazes. O novo professor de Literatura, John Keating (interpretado por Robin Williams), chega para substituir o antigo docente.

Com métodos pouco ortodoxos e ensinamentos modernos para os padrões conservadores da instituição, Keating conquista um grupo de alunos apaixonados por Literatura.

O professor estimula os alunos a perseguirem seus sonhos. Em uma cena, enquanto todos observam em uma parede fotos de antigos adolescentes da instituição, Keating sussurra em seus ouvidos: “Carpe diem” (“Aproveite o dia”, na tradução do latim). Se na época do filme existissem redes sociais, a frase teria se transformado em um meme.

Como é a trama do filme...2

Os alunos descobrem que, em sua época de estudante na mesma escola, Keating integrou a Sociedade dos Poetas Mortos – um grupo que se reunia para ler, escrever e discutir poesia em uma caverna indígena próxima a Welton. Inspirado, um dos jovens, que sonhava em ser ator, mas enfrentava a rigidez do pai, convida os colegas a reviverem a tradição.

A direção da escola e alguns pais desaprovam os métodos de ensino de Keating. As reuniões secretas da Sociedade dos Poetas Mortos vêm a público e os integrantes recebem punições: o professor é demitido e Charlie Dalton, um dos mais sagazes do grupo, é expulso. A situação tem consequências trágicas para Neil Perry.

Como era a trama...3

Em uma das cenas mais belas da história do cinema, Keating volta para buscar seus pertences e, neste momento, um dos seus alunos, que não gostava de ler em público e era tímido, sobe na mesa da sala de aula e dirige-se ao professor expulso: “O Captain! My Captain!” (Ó capitão! Meu capitão!, na tradução).

As palavras proferidas eram um poema escrito por Walt Whitman (1819-1892). Havia sido citado durante as aulas por Keating para o grupo de alunos apaixonados por livros. Outros colegas repetem o gesto para homenagear o professor expulso pela direção.

Segundo o IMDb – banco de dados online de informações sobre filmes –, Robin Williams considerava Sociedade dos Poetas Mortos um de seus papéis favoritos e Peter Weir o melhor diretor com quem já trabalhou. O ator também afirmou que aceitou o papel porque o personagem representava exatamente o tipo de professor que sempre quis ter na escola.

Agora, quem quiser conhecer a história pode ler o livro e, de quebra, rever o filme, que está disponível na Netflix.

Robin Williams interpreta um professor carismático e inovador

Fechado o Pompidou de Paris

O Centro Pompidou de Paris, que abriga uma das coleções de arte moderna mais importantes do mundo em um dos prédios mais famosos do planeta, fechará suas portas nesta segunda-feira (22) durante um período de cinco anos para reformas.

O museu, famoso por seu exterior colorido e seus tubos e escadas rolantes visíveis, atrai a cada ano milhões de visitantes que chegam tanto para admirar a arquitetura como as obras de artes que há em seu interior.

O centro, desenhado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers e batizado em homenagem ao ex-presidente Georges Pompidou, abriu suas portas em 1977. O edifício, que recebeu milhões de visitantes em 2024, tem nove andares (120.000 m²).

Sua coleção permanente fechou ao público em março, quando começaram a retirar as peças expostas, entre as quais estão obras de Francis Bacon, Frida Kahlo, Salvador Dalí e Marcel Duchamp, entre muitos outros.

Fechado o Pompidou de Paris...2

Hoje, o museu permanecerá aberto excepcionalmente até às 23h (18h em Brasília) com entrada gratuita e depois fechará suas portas até 2030. De 22 a 25 de outubro, no entanto, receberá um espetáculo musical e artístico em ocasião da semana de arte contemporânea de Paris.

Durante o fechamento, suas coleções permanentes poderão ser vistas na França e em outros museus no exterior.

A remodelação será liderada pelo casal franco-japonês Nicolas Moreau e Hiroko Kusunoki, juntamente com a arquiteta mexicana Frida Escobedo e os engenheiros AIA Life Designers.

Fechado o Pompidou de Paris...3

O Pompidou é talvez o museu que mais me impactou. Tem muito a ver com a ideia do espaço público, como algo que não pertence a um contêiner fechado. Não é apenas o Pompidou, é uma praça que se estende, que gera conteúdo.

O custo total da renovação é estimado em 460 milhões de euros (540 milhões de dólares ou 2,8 bilhões de reais), dos quais 280 milhões (1,7 bilhão) serão financiados pelo Estado francês.

Alimentos e bancos

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a regulamentação para a adesão de Estados e Municípios à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA).

Segundo a portaria, os bancos de alimentos “devem assegurar que os suprimentos distribuídos tenham preservadas suas propriedades nutricionais, estarem livres de restrições sanitárias e adequados ao consumo humano”.

Os bancos foram criados para garantir segurança alimentar e nutricional.

Para escrever na pedra:

“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho". De Thich Nhat Hanh. 

TRIVIAL VARIADO

Tarifaço: o Brasil quer ampliar importação de produtos de países árabes e exportar mais para a região, diz o Ministério da Agricultura.

Energia: logo após a realização da COP 30 em Belém, a capital paraense irá sediar o XXV Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica. Na pauta, questões como justiça tarifária, transição energética, inovação tecnológica e sustentabilidade. 

Tome nota: o PCdoB realizou, no fim de semana, sua 21ª Conferência Estadual, etapa preparatória para o 19º Congresso Nacional, que será realizado em outubro, em Brasília.

Festa Warung: vem aí mais uma festa de música eletrônica. Warung será realizada no dia 4 de outubro, no Espaço 77, no Araçagi. A festa contará com a presença de vários DJs locais e de outros estados.

Missa de 7º Dia: a família e os amigos do líder empresarial José Arteiro da Silva mandam celebrar Missa de 7º Dia do seu falecimento, hoje, às 19h, na Igreja do Carmo, na Praça João Lisboa.


 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.