COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Ceres Fernandes lança quatro livros nesta quinta

E mais: Granorte na Expo Indústria

PH

Atualizada em 08/10/2025 às 14h45
Ceres Costa Fernandes realiza noite de autógrafos nesta sexta-feira, 9, às 19h, no Convento das Mercês

Ceres lança quatro obras

Um ano após o lançamento de “Crônicas de Lucy Teixeira – cenas do cotidiano de São Luís -1947” e “O Essencial de Luci Teixeira (2023)”, a escritora Ceres Costa Fernandes celebra em uma noite especial, no Convento das Mercês, nesta quinta-feira (9), às 19h, o reencontro com seus leitores para apresentar quatro obras.

As obras são intituladas “Apontamentos de Literatura Medieval”, “Café Literário” (relançamentos), “Contos de desamor” e “De Peixes & solidão” (inéditos). 

Ceres lança quatro obras...2

Ensaísta, contista e cronista, Ceres Costa Fernandes é acadêmica da Academia Maranhense de Letras, Academia Ludovicense de Letras e Academia São-bentuense de Artes e Letras e de várias outras. 

Ela criou o evento Café Literário, espaço de encontro entre escritores e leitores, promovendo o hábito da leitura e da reflexão literária, quando dirigiu o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (2009-2014). 

O projeto marcou profundamente a vida cultural do Maranhão, tanto pela qualidade dos palestrantes quanto pela expressiva participação do público. 

Foram realizados 34 “Cafés Literários”, tendo a maior afluência do público, cerca de 300 pessoas, registrada na 16ª edição, com a palestra do Professor Hildeberto Fernandes sobre Nauro Machado.

Ceres lança quatro obras...3

Sobre Ceres Costa Fernandes, Josué Montello dizia que “só se reconhece um escritor genuíno pelo que explicita no texto escrito. E também nos seus silêncios. Pelo que conta e pelo que silencia, Ceres Costa Fernandes é completa. Sabe dizer, ou melhor: uma escritora só está realmente completa quando sabe também calar. O silêncio, no momento exato, faz parte de seu texto”. 

Ceres lança quatro obras...4

Constam na bibliografia da escritora, os livros Cônicas de Lucy Teixeira – cenas do cotidiano de São Luís-1947. org. 2024. O essencial de Lucy Teixeira. São Luís, São Luís, 2023. Café Literário – Memória. São Luís. 2015.

O narrador plural na obra de José Saramago. São Luís. 1990, 2003 2 ª ed., 2015 e 3ª ed.Surrealismo & loucura e outros ensaios. 2008.

Seleta maranhense de contos e crônicas/ Ceres Costa Fernandes e José Chagas. org., e notas de Jomar Moraes. 2002.

Apontamentos de literatura medieval – literatura e religião. 2000.

O último pecado capital & outras histórias- 2000

Os livros que Ceres Costa Fernandes lança amanhã  à noite, dia 9, no Convento das Mercês

DE RELANCE

Granorte na Expo Indústria

Foi um sucesso a participação da Granorte na sexta edição da Expo Indústria Maranhão. A empresa pioneira no trabalho de exploração, beneficiamento e comercialização de material britado para construção recebeu mais de dois mil e 500 visitantes ao longo de quatro dias de programação, realizada no Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma.

Em um estande moderno e acolhedor, o público ficou por dentro do trabalho realizado pela empresa e ainda vivenciou uma experiência inédita na Sala 360 graus, onde dava para ver, de todos os ângulos, a transformação da pedra bruta em desenvolvimento.

Nessa sala de imersão foram usados painéis de LED em sintonia com a proposta da Expo Indústria Maranhão 2025, que abordou as novas tecnologias.

José Carlos Salgueiro, diretor da Granorte, com o governador Carlos Brandão, no estande da empresa na Expo Indústria

Granorte na Expo Indústria 2

Ao visitar o estande, o público era convidado a entrar na sala especial, onde era exibido um vídeo de cinco minutos, elaborado pela produtora 9D, com imagens captadas também por drones. O resultado surpreendeu os visitantes. Quem elogiou bastante foi o governador do Maranhão, Carlos Brandão, que visitou a feira na abertura da programação, na sexta-feira (3). Ele e sua comitiva foram recebidos pelo diretor-presidente da Granorte, José Carlos Salgueiro.

Durante a visita, o governador Carlos Brandão se inteirou ainda mais sobre os pormenores do projeto de expansão da Avenida Litorânea, já que a Granorte é fornecedora de toda a brita e pedra rachão usadas na obra. Os materiais são indispensáveis para a duplicação da extensão da via, que passará de 7 para 14 km, melhorando a mobilidade urbana da Grande Ilha.

O estande também recebeu a visita do presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo. Além disso, o espaço recebeu uma equipe do Maranhão Atlético Clube (MAC) para uma noite de autógrafos, uma vez que a Granorte é empresa patrocinadora máster do time de futebol maranhense.

O governador Carlos Brandão em visita ao estande da Granorte, com o empresário José Carlos Salgueiro, o sócio Davi Ferro Costa, e os filhos Glauco e Pedro Salgueiro e a esposa Carla Duque

No Ritmo da Adoção

Com o objetivo de unir bem-estar animal, solidariedade e geração de renda, o projeto “No Ritmo da Adoção”, realizado pela Vila Pet SLZ, terá uma edição especial neste mês de outubro, em São Luís.

Nesta sexta-feira, a iniciativa realizará uma feira em parceria com a Rede Nave, que reunirá ações conjuntas em prol da causa animal e do empreendedorismo feminino.

Na programação, a feira contará com atrações que representam a essência das duas iniciativas. Além de desfile pet, sorteios de brindes, campanha de vacinação antirrábica, feira de produtos e serviços para animais e humanos, já tradicionais nas ações da Vila Pet SLZ, o público poderá aproveitar, também, a participação especial da Feira Nave, que valoriza o trabalho de mulheres empreendedoras e reunirá 25 expositoras, dos ramos do artesanato e da gastronomia.

“No Ritmo da Adoção” contará, ainda, com um cantinho infantil, criando uma experiência completa para toda a família.

Todas as ações ocorrerão na Lagoa da Jansen, em frente à Arena Domingos Leal.

Para escrever na pedra:

“O paraíso não é um lugar, é um breve momento que conquistamos dentro de nós.” De Mia Couto.

TRIVIAL VARIADO

Nobel: egocêntrico elevado a enésima potência, o presidente Donald Trump conta as horas para o dia 10, data do anúncio do Nobel da Paz. Até lá, observa um a um os laureados em outras categorias serem elevados ao panteão dos imortais da humanidade.

Contra Trump: pesa contra o americano o enfraquecimento de instituições multilaterais, como a ONU, a OMS e o Acordo de Paris, adotando uma postura nacionalista, o que fere o espírito do prêmio.

Valores a receber: brasileiros ainda têm R$ 10,4 bilhões em valores esquecidos para resgatar. Recursos podem ser consultados no site oficial.

“Enem dos Concursos”: prazo para contestar questões da prova do CNU termina hoje. Regras para entrar com recursos estão no site do certame.

Crédito bancário: Governo limita antecipação do saque-aniversário do FGTS por meio de empréstimo. Regras passam a valer em novembro. Haverá teto de R$ 500 por retirada e trabalhador poderá contratar até cinco parcelas adiantadas nos primeiros 12 meses.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.