PH: Fernando Sarney e Teresa na Europa
E mais: Thiago Diaz aprovado pelo Senado
Hotel e autoridades em Belém
A maioria das autoridades que participam da COP 30 está hospedada na Vila COP, uma espécie de hotel construído para receber as delegações do evento. A estrutura foi inaugurada oficialmente pelo governo do Pará na última semana. O espaço fica próximo à Blue Zone e ao Hangar e ocupa uma área de 19 mil metros quadrados.
A Vila COP é composta por seis blocos. Cinco deles são destinados à hospedagem, com 405 suítes equipadas e modernas, e um bloco é voltado para serviços. Este último concentra o saguão de entrada, depósito de bagagens, escritórios, salas de reunião, academia, vestiários, quiosques de artesanato e souvenirs, além de áreas de conveniência, restaurante e um bar-café.
Fruto de uma parceria entre o governo do Pará e o governo federal, o investimento total foi de R$ 194,9 milhões, com recursos da Itaipu Binacional.
Após a conferência, o complexo será transformado em um centro administrativo estadual.
Debate sobre prevenção
À crise climática não se aplica o dito popular da “porta arrombada, tranca de ferro”. As portas do aquecimento global seguem abertas, a despeito do esforço de alguns países para reduzir as emissões de dióxido de carbono.
O que mudou foi o enfoque. Diante da certeza de que catástrofes vão se repetir, cientistas e líderes políticos discutem na COP 30, em Belém, como se preparar para enfrentá-las.
Há um certo conformismo nos discursos, mas cada vez mais se ouve falar em resiliência e em mitigação dos efeitos.
Em auditórios para centenas de pessoas e em espaços que mal comportam três ou quatro dezenas, os debates sobre o clima são fascinantes e vão da descrença em uma reversão da situação, com o esgotamento dos recursos naturais e o aquecimento dos oceanos para além do que a Terra é capaz de suportar, ao otimismo dos que acham que ainda é possível traçar o “mapa do caminho”, salvar o planeta e evitar a extinção da espécie humana.
Recursos para obras de prevenção
Prefeitos e governadores apelam por mais recursos para executar obras de prevenção e se preparar para os próximos desastres, sejam estiagens severas ou excesso de chuva, incêndios, ciclones e outros fenômenos cada vez mais frequentes.
As iniciativas positivas, mostradas em estandes, conferências e debates, são mínimas se comparadas aos grandes números do desmatamento das florestas, da poluição dos rios e dos oceanos, da falta de tratamento adequado a todo tipo de lixo produzido no mundo.
Exemplos mostrados na COP 30 de comunidades isoladas da Amazônia que passaram a se alimentar melhor porque puderam comprar uma geladeira depois da instalação de placas de energia solar são simpáticos, mas beiram o romantismo.
O petróleo ainda reina absoluto e a própria produção de energia elétrica é um dilema para o mundo.
O Brasil é privilegiado
Nesse cenário, concordam os cientistas, o Brasil é privilegiado. Nenhum outro tem tantas e tão promissoras fontes de energia limpa (solar, eólica, hídrica e, em fase incipiente, o biometano). O Brasil também tem a maior floresta tropical do mundo, ameaçada por criminosos que desmatam para vender madeira ou plantar sem a devida preocupação com os problemas ambientais.
A boa notícia é que graças a uma legislação rigorosa, nossa agricultura está entre as mais sustentáveis do mundo.
O xadrez geopolítico da sede da COP
Enquanto Austrália e Turquia disputam a sede da próxima COP, a 31ª, o consenso entre os países africanos facilitou as coisas para a definição da COP32. Será em Adis Abeba, capital da Etiópia. A definição foi formalizada ontem.
Mas você sabe como é feita a escolha da sede da conferência? A ONU divide seus Estados-membros em cinco grupos regionais para garantir equilíbrio político e geográfico: África, Ásia-Pacífico, Europa Oriental, América Latina e Caribe (GRULAC) e Europa Ocidental e Outros (WEOG).
Cada grupo, quando chega a sua vez, decide internamente qual país vai apresentar a candidatura. Na COP32, caberá à África de novo – a última vez daquele grupo foi a COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Depois, foi em Dubai (Ásia-Pacífico), em Baku (Europa Oriental) e Belém (América Latina e Caribe).
O xadrez geopolítico…2
A próxima COP, imediatamente após Belém, cabe ao grupo Europa Ocidental e Outros. Tanto Turquia quanto Austrália enviaram proposta ao Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCC), sediado em Bonn (Alemanha).
Aliás, se o grupo não chegar a um acordo interno, a COP31 vai ficar mesmo por lá, na antiga capital da Alemanha Ocidental. É padrão.
Tanto Austrália quanto Turquia buscam protagonismo geopolítico. A primeira quer sediar a COP31 em Adelaide, em parceria com os países insulares do Pacífico (Fiji, Samoa, Tuvalu). Justo, uma vez que essas nações-ilha são as que mais sofrem os efeitos das mudanças climáticas – e podem, inclusive, desaparecer. A Austrália por sua vez tem a Grande Barreira de Corais, ameaçada pelo aquecimento do planeta. A proposta tem forte apelo moral e político. O governo australiano de Anthony Albanese também tenta reconstruir sua imagem climática após anos de políticas negacionistas sob Scott Morrison.
O xadrez geopolítico…3
Sediar a COP seria um gesto de reaproximação diplomática com os vizinhos do Pacífico e de reafirmação da liderança regional, em contraposição à influência da China.
Já a Turquia apresentou Antalya como cidade-sede, com o argumento de que o país faz ponte entre Europa, Ásia e Oriente Médio. O governo de Recep Tayyip Erdogan busca reabilitar sua imagem internacional e atrair investimentos verdes, apresentando-se como um centro de diálogo entre Ocidente e Oriente.
Aliás, a Turquia tem projetado sua imagem de líder regional, inclusive com louvor, apesar do autoritarismo do regime, tendo sido fundamental para o cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Orgulho do Papai
A comediante Giovana Fagundes está de volta a São Luís com seu espetáculo solo de stand up “Orgulho do Papai”, que será apresentado nesta sexta-feira (13), às 20h, no Teatro João do Vale, com produção local da Tablado Produções.
Conhecida pelo humor desbocado e pela sinceridade sem filtro, Giovana não tem papas na língua para falar sobre absolutamente nada. No show, ela mistura ironia, acidez e liberdade para compartilhar um pouco de sua personalidade e experiências, algumas delas um tanto trágicas, mas sempre transformadas em boas risadas.
Desbocada e autêntica, a artista foge completamente do estereótipo de “moça pra casar”, o que causa certo desconforto não apenas na sociedade, mas também em sua própria família.
Thiago Diaz aprovado pelo Senado
Em sessão realizada na terça-feira, o Senado Federal aprovou, com votação expressiva, o nome do advogado Thiago Roberto Morais Diaz para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A indicação recebeu amplo apoio dos parlamentares, refletindo o reconhecimento nacional à trajetória jurídica, institucional e ética do maranhense.
Após a indicação, por unanimidade, do Conselho Federal da Ordem, o Senado Federal referendou o nome do advogado para compor um dos principais órgãos de controle do país.
Thiago Diaz tem longa atuação na defesa das garantias constitucionais e no fortalecimento do diálogo institucional entre advocacia e os demais órgãos de justiça.
Festival Luz Negra
O Festival Luz Negra desembarca no próximo fim de semana em Alcântara, levando à cidade-monumento histórico uma celebração vibrante da cultura afro-brasileira.
A principal praça da cidade se transforma em palco para apresentações marcadas por ancestralidade, ritmos pulsantes e homenagens à resistência negra no Maranhão.
A cantora Daúde se apresenta juntamente com artistas maranhenses e a Banda Luz Negra.
Festival Luz Negra...2
Ritmos como samba-soul, o afropop e os clássicos que marcaram a trajetória da cantora baiana Daúde estarão no repertório. Somados a essa diversidade, apresentações locais como o Coco Marajá do Cajueiro de Alcântara, o Tambor de Itamatatiua – ALC, o Dj Selekta Rocha (SLZ) e Pantera Black.
O Festival Luz Negra, assim como foi em São Luís, valoriza a cultura quilombola, unindo tradição, modernidade e espontaneidade e promete encerrar a noite em Alcântara, não apenas com a voz potente de Daúde, mas também com um discurso de empoderamento e liberdade.
DE RELANCE
Lista Tríplice para o TRE-MA
Desembargadores e desembargadoras do Tribunal de Justiça do Maranhão definiram, na quarta-feira (12), a lista tríplice de advogados para membro titular, na categoria Jurista, para o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MA).
Os mais votados na sessão plenária administrativa foram Rodrigo Maia Rocha (19 votos), Denise Soares Farias (17 votos) e Ana Valéria Sodré (16 votos).
A composição da lista tríplice ocorreu em razão do encerramento do primeiro biênio do juiz Tarcísio Almeida Araújo, da classe de advogados, previsto para o dia 22 de janeiro de 2026.
Com uma desistência, 13 advogados e advogadas concorreram à lista tríplice, todos eles com manifestação pelo deferimento das inscrições do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho.
Título de Cidadão de São Luís
A Câmara Municipal de São Luís aprovou, na quarta-feira, 12, a concessão do título de Cidadão de São Luís ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A proposta, apresentada pelo vereador Jhonatan Soares, também do PT, foi aprovada por unanimidade, e em regime de urgência.
No momento da votação, havia 19 parlamentares na Casa, e todos foram favoráveis à homenagem.
Cidade Tecnológica
A cidade de Codó viveu uma noite especial na terça-feira (11), com a abertura oficial da “Cidade Tecnológica e Literária”, uma iniciativa da Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECTI).
O evento, realizado na Praça São Sebastião, marcou o início de uma programação que une literatura, ciência e tecnologia em um grande espaço de aprendizado, cultura e inovação
Centenas de estudantes, professores, pesquisadores, servidores e moradores participaram da solenidade, que transformou a praça em um verdadeiro centro de conhecimento e criatividade.
Conteúdos e caráter
A escola não deve servir apenas para aprender conteúdos, mas colaborar na formação do caráter. A criança ou adolescente deve aprender que, para alcançar algo, tem que lutar. Na vida inteira isso será exigido.
Então, para não perder a sua turma, seus amigos, o estudante deve se esforçar para ser aprovado, e não ser invertida a ordem das etapas, mantendo-o na turma para não prejudicar seus relacionamentos temporários.
Aceitar a aprovação com débitos de aprendizagem é como construir um edifício com falhas no seu alicerce. Um dia não será mais possível consertá-lo e ele desabará.
Caravana Pão com Ovo
A Super Caravana “Pão com Ovo” chega neste sábado (15) ao município de Pinheiro. Com apresentações gratuitas, a Caravana já alcançou mais de 1 milhão de espectadores, levando cultura e entretenimento de qualidade a vários municípios maranhenses.
O projeto tem como objetivo aproximar o público do teatro, proporcionando diversão e reflexão às praças e espaços públicos, encantando pessoas de todas as idades.
A comédia é interpretada pelos artistas maranhenses César Boaes e Adeilson Santos, que dão vida às divertidas personagens Clarisse Milhomem e Dijé.
Faene em Fortaleza
A Faculdade de Negócios Faene marca presença, em Fortaleza (CE), em um evento do Grupo Isaac, maior plataforma de soluções financeiros para escolas. A instituição está sendo representada pela diretora geral, Michele Carreira, e pelo diretor executivo, Ricardo Carreira.
Os diretores compartilham a experiência da instituição de ensino mediante a parceria com o Grupo Isaac. Afinal, a Faene foi a primeira parceira do grupo no Maranhão.
Fundada com o objetivo de resolver desafios financeiros do setor educacional, a empresa faz parte do grupo Arco. As escolas ganham previsibilidade financeira com o sistema, e os pais podem gerenciar pagamentos e negociações por meio do portal Meu Isaac.
Perfumaria de casal
O Boticário anunciou novidade para Coffee, submarca consolidada de perfumaria de casal.
As novas fragrâncias Coffee Unique trazem uma combinação inusitada e sofisticada que une o calor do café arábica à cremosidade do caramelo salgado, destacando a sensualidade e a individualidade.
Além de novos olfativos, a marca de perfumaria preferida dos brasileiros apresenta também embalagens repaginadas para Coffee, que traduzem modernidade em um design elegante e atemporal – um verdadeiro convite a experimentar encontros intensos.
Para escrever na pedra:
“Duas coisas enchem o ânimo de admiração e veneração sempre crescentes: o céu estrelado sobre mim e a lei moral em mim”. Do filósofo prussiano Immanuel Kant.
TRIVIAL VARIADO
Black Friday: As lojas estão se preparando para a Black Friday a 15 dias para a data, que transcorre, de fato, no dia 28 de novembro. Em São Luís, as promoções ainda não são massivas, mas já movimentam marcas de varejistas sofisticados, e os consumidores também já estão de olho nos descontos.
Turismo: o Turismo internacional no Brasil bate recorde em 2025. Até outubro, país registrou a visita de 7,8 milhões de turistas.
Algodão: Em sua terceira participação na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, desta vez na COP 30, de 10 a 21 de novembro em Belém (PA), a Lojas Renner S.A. apresenta o projeto Florestas de Algodão, mais uma iniciativa pioneira alinhada aos seus compromissos públicos de sustentabilidade na cadeia da moda.
Algodão…2: A iniciativa, que une pesquisa científica, inclusão social e regeneração ambiental, está alinhada a um dos principais temas da Conferência, que é a agricultura regenerativa baseada na natureza, na importância da preservação das florestas e da biodiversidade e na urgência da redução das emissões de gases de efeito estufa.
Julgamento: o STF analisa se recreio integra jornada de trabalho de professores. O placar está em 2 a 1 para que conte como expediente.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.