COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Michelle em Imperatriz

E mais: Palestra de Saulo Santos

PH

Bonita e charmosa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participou de evento no fim de semana em Imperatriz

Michelle em Imperatriz

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participou, no sábado (29), em Imperatriz, da cerimônia de filiação de Mariana Carvalho ao Partido Liberal (PL). 

Michelle, que veio acompanhada da deputada federal Bia Kicis (PL-DF), marcou presença no ato mesmo em meio ao cenário político turbulento que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente preso na Polícia Federal.

A recepção foi conduzida por Mariana Carvalho, suplente de deputada federal, que oficializou sua saída do Republicanos após desentendimentos com o deputado federal Aluisio Mendes.

Agora no PL, Mariana reforça sua pré-candidatura à Câmara Federal nas eleições de 2026.

Além de sua atuação partidária, Mariana Carvalho também lidera o movimento conservador ‘Liberta Maranhão’, que tem ampliado sua presença no interior do estado e fortalecido pautas alinhadas à direita.

André Campos na AGEM

A saída de André Campos da Câmara Municipal de São Luís abrirá espaço para a posse do suplente Anderson Borges, que assumirá a vaga deixada pelo vereador.

A mudança ocorre após Campos ser confirmado para comandar a Agência Executiva Metropolitana (AGEM), órgão estratégico para o planejamento integrado da Grande Ilha.

Campos ocupou funções de destaque na gestão pública, como secretário de Juventude do Maranhão, diretor do Detran, superintendente da Funasa e servidor do Judiciário maranhense.

Sua atuação é amplamente reconhecida pelo foco na eficiência, na responsabilidade administrativa e na melhoria dos serviços ofertados à população.

Formação esportiva

O Instituto Maranhense de Deficientes Visuais (IMDV) lança mais uma importante iniciativa na área do esporte inclusivo, ampliando o acesso ao judô para crianças e adolescentes com deficiência e também para jovens da comunidade em situação de vulnerabilidade. 

A iniciativa oferece formação esportiva gratuita, com equipe técnica especializada composta por instrutores de judô, monitores, fisioterapeutas e auxiliares. 

O projeto foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Márcio Jerry, aprovada pela Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte.

Projeto Educar para Prevenir

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão, por meio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, realiza nos dias 2, 3 e 4 deste mês, o Seminário de Encerramento do Projeto Educar para Prevenir, no Auditório do Fórum TJMA, em São Luís.

Com o tema “Do silêncio à escuta: caminhos de proteção e justiça”, o evento é fundamental para o aprofundamento do debate sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e o fortalecimento da rede de proteção.

O Seminário é direcionado a profissionais da rede, incluindo as áreas de educação, saúde, assistência social, conselheiros tutelares, segurança pública e sistema de justiça.

O foco é na capacitação e articulação intersetorial para garantir um atendimento eficaz e humanizado.

Projeto Educar para Prevenir...2

A abertura do evento contará com a Conferência Magna: “Da lei à prática: o pacto coletivo pela Escuta Protegida”, com Benedito Santos, uma referência nacional na área.

O palestrante é um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é consultor de longa duração do UNICEF/Brasil e da Childhood Brasil.

O defensor-geral do Maranhão, Gabriel Furtado, participará do evento e reforça a relevância dessa discussão. “Não podemos mais admitir o silêncio diante da violência. Nosso objetivo é integrar, capacitar e aprimorar os fluxos de toda a rede de proteção para que a escuta seja, de fato, protegida e o encaminhamento seja célere e humanizado”, disse Gabriel Furtado.

Palestra de Saulo Santos

O secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, falará sobre as perspectivas para o turismo na capital maranhense na aula inaugural do MBA Gastronomia, Hotelaria e Eventos da Faene.

O evento será realizado no dia 10 de dezembro, às 19h, no restaurante Feijão de Corda, no bairro Cohajap, com a presença de alunos, ex-alunos, professores e convidados.

Também ministrarão palestras o administrador e gestor do restaurante Casa de Juja, Lula Fylho, e o professor e diretor da Faculdade de Negócios Faene, Ricardo Carreira. 

Palestra de Saulo Santos...2

O curso é inédito em São Luís e tem sido bastante elogiado pela proposta inovadora em prol do desenvolvimento da cidade. A ideia do curso surgiu após o aquecimento do setor, o que ocorreu com o enfraquecimento da pandemia do novo coronavírus. 

O MBA atrai pessoas diretamente ligadas a esses ramos pelo fato de se tratar de uma proposta inédita. Todos participam imbuídos de um objetivo comum, que é transformar para melhor a realidade da capital maranhense nos que diz respeito à hotelaria, hospedagem, gastronomia e eventos.

Saulo Santos vai falar sobre as perspectivas para o turismo na capital maranhense na aula inaugural do MBA Gastronomia, Hotelaria e Eventos da Faene

DE RELANCE

Jantar Dançante no Blue Tree

O Blue Tree São Luís promove, no próximo dia 6 (sábado) a segunda edição do seu Jantar Dançante, evento que conquistou grande aceitação do público na primeira realização e retorna com uma noite ainda mais animada.

O encontro acontece nos salões do hotel, das 21h à 1h, reunindo boa música, gastronomia especial e um ambiente pensado para celebrar bons momentos.

A estreia do Jantar Dançante foi marcada por casa cheia, pista movimentada e muitos elogios dos participantes, que destacaram o clima acolhedor e a qualidade da experiência proporcionada pelo hotel. O resultado positivo estimulou a criação desta nova edição, que promete mais uma noite de diversão e celebração. 

Para a diretora geral do Blue Tree São Luís, Jacira Haickel, o retorno do evento reforça a conexão do hotel com a cidade e com seus clientes. “Ficamos muito felizes com o sucesso da primeira edição e com o entusiasmo do público, que nos motivou a realizar mais uma noite dançante. Queremos que este seja um momento de celebração, lazer e encontros especiais em um ambiente agradável e cheio de energia positiva”, destaca.

Jantar Dançante no Blue Tree..2

A exemplo da primeira noite, a segunda edição será animada pela Orquestra Calhau, conduzida pelo maestro Gonzagha Sousa, que promete um repertório variado, com sucessos para todas as idades e ritmos que convidam o público a aproveitar a pista durante toda a noite.

Em um verdadeiro passeio por estilos como mambo, boleros, Jovem Guarda, Rock, Músicas orquestradas, músicas populares como: forró, samba etc.

“Vamos manter o mesmo estilo do repertório e acrescentar algumas músicas. Além do jazz e bossa, o público poderá conferir algumas canções do Tim Maia, por exemplo. A parte dançante seguirá a mesma sequência com algumas e o final será em ritmo nos embalos do Disco Music”, explica.

Além da programação musical, o evento contará com um jantar especial, elaborado pela equipe de gastronomia do Blue Tree, com menu cuidadosamente preparado para proporcionar uma experiência completa.

Diretora-geral do Blue Tree Hotel São Luís, Jacira Haickel está a mil por hora cuidando dos preparativos para a segunda edição do Jantar Dançante animado pela Orquestra Calhau

Oficina no Laborarte

O Grupo Laborarte realiza, ao longo do mês de dezembro, mais uma edição da Oficina de Movimentos do Cacuriá, uma vivência voltada para o despertar do corpo e para aprofundar a experiência nessa dança tradicional que pulsa na identidade maranhense.

Os encontros serão realizados nos dias 1, 3, 10 e 15 de dezembro, no Casarão Laborarte, no Centro de São Luís.

Conduzida pelas artistas Edileusa Fernandes e Camila Reis, a oficina propõe uma imersão completa no universo do Cacuriá, explorando pisada, rebolado, braços, giros, expressividade e presença corporal. 

Oficina no Laborarte...2

A atividade é voltada tanto para quem deseja iniciar na dança quanto para quem quer aperfeiçoar seus movimentos e ampliar a relação com essa manifestação cultural. 

O Laborarte destaca que a iniciativa é um convite para que os participantes se conectem com o próprio corpo, celebrando liberdade, ritmo e ancestralidade por meio de uma prática coletiva que já se tornou referência na cidade. 

Refém ao Vivo

O documentário ‘Caso de Eloá - Refém ao Vivo’, produção brasileira baseada em um crime real, somou mais de 1,8 milhão de visualizações e despertou interesse internacional ao revisitar. 

A produção aborda o sequestro da jovem Eloá Pimentel, que tinha 15 anos quando foi mantida refém pelo ex-namorado, Lindemberg Alves, então com 22 anos, em 2008.

Ao todo, foram quase 100 horas de negociações com o sequestrador que mobilizou a polícia, imprensa e milhões de telespectadores.

Refém ao Vivo...2

O documentário reúne entrevistas inéditas com os pais de Eloá, o irmão Douglas e a amiga Grazieli Oliveira, além de trechos do diário da adolescente. 

Também foram entrevistados jornalistas, especialistas e autoridades que participaram do caso para analisar os erros, pressões e as circunstâncias que levaram ao desfecho trágico.

Agora Tem Especialistas

Os atendimentos do programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), começam oficialmente em janeiro de 2026 em todo o país.

No Maranhão, porém, os prestadores de saúde conveniados ao SUS já estão recebendo os encaminhamentos eletivos de pacientes que aguardam na fila por procedimentos especializados, antecipando os efeitos da iniciativa na rede pública.

Na última sexta-feira o MS anunciou a seleção de mais 374 profissionais qualificados para atuar em 173 municípios de todas as regiões do país.

O programa, porém, também prioriza áreas de desassistência, escassez e alta demanda por atendimento especializado no SUS.

Agora Tem Especialistas...2

Além da atuação assistencial, o programa terá forte investimento na formação contínua. Serão oferecidos 16 cursos de aprimoramento, com duração de 12 meses, em áreas como cirurgia, ginecologia, anestesiologia, otorrinolaringologia, oncologia, ecocardiografia, endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia mamária e colposcopia.

O objetivo é ampliar a resolutividade do SUS e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias especializadas em todo o Brasil.

Para escrever na pedra:

 “A mentira é mais confortável do que a dúvida, mais útil do que o amor e mais duradoura do que a verdade”. De Gabriel Garcia Marquez.

TRIVIAL VARIADO

Fala de Lula: O presidente Lula da Silva (PT) fez na noite de domingo, 30, um pronunciamento em rede nacional para exaltar a lei que isenta do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil de renda mensal. A medida é considerada a principal promessa de governo do presidente e uma de suas apostas para as eleições de 2026.

Menos R$ 4: O governo federal reduziu a projeção do salário mínimo para 2026. A estimativa caiu de R$ 1.631 para R$ 1.627.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.