SÃO PAULO - Eliminados de um Mundial marcado pela ganância, os gregos deram, neste fim de semana, um exemplo de respeito ao futebol. Após cair nos pênaltis para a Costa Rica na tarde deste domingo, os jogadores entraram em contato com o primeiro-ministro do país, Antonis Samarás, para tratar da premiação extra referente à classificação às oitavas de final. Mas o objetivo está longe de obrigar o governante a enviar um avião de dinheiro: é um pedido para investimentos no esporte.
“Não queremos bônus como extra, ou dinheiro”, escrevem os gregos em carta. “Nós só jogamos para a Grécia e seu povo. Tudo o que queremos é que você apoie o nosso esforço para encontrar uma terra e criar um centro esportivo para abrigar a nossa seleção nacional”, completam.
Continua após a publicidade..
A solicitação é assinada por todos os 23 atletas que disputaram a Copa do Mundo no Brasil. Eles teriam direito à premiação por terem avançado além da fase de grupos, em classificação inédita para o futebol grego. Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro grego felicitou a seleção pela melhor participação do país em Mundiais. "Todos os gregos estão orgulhosos de nosso time nacional. Felicidades a todos os meninos", celebrou Antonis Samarás.
O comportamento da seleção do Mediterrâneo é oposto ao que se viu até aqui neste Mundial. Antes mesmo de o torneio começar, os camaroneses ameaçaram não viajar ao Brasil caso a premiação acordada com a Federação do país não fosse paga imediatamente. Na última semana, os ganeses exigiram dinheiro em espécie e um avião com 3 milhões de dólares (cerca de R$ 6,6 milhões) desembarcou em Brasília para o pagamento – a confusão nos bastidores foi tão grande que dois jogadores foram afastados por discutir com o técnico James Appiah.
Saiba Mais
- VÍDEO: Fifa confirma Espanha, Portugal e Marrocos como anfitriões da Copa do Mundo de 2030
- Julgamento, destaque no Kitesurf e convocação para Copa: o mês de junho
- Fifa anuncia Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034
- Copa do Mundo de 2030 será disputada em seis países e três continentes
- Jenni Hermoso nega que beijo na boca tenha sido consensual
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte