Copa 2014

Imprensa alemã celebra conquista; argentinos exaltam esforço

A conquista da quarta Copa do Mundo da seleção alemã foi muito celebrada no país.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(Reprodução)

BERLIM - Destaque na capa de praticamente todos os jornais alemães, a conquista da quarta Copa do Mundo da seleção alemã foi muito celebrada no país. Em êxtase, as publicações dispensaram adjetivos para definir a vitória por 1 a 0 sobre a Argentina na decisão e simplesmente exaltaram os “campeões do mundo”.

O termo foi usado no Bild e no caderno de esportes do Berliner Zeitung. O jornal da capital, em sua capa principal, simplesmente abdicou de qualquer manchete, ilustrando uma foto do capitão Philipp Lahm levantando o tão desejado troféu.

Para o Die Welt, a ficha do triunfo pareceu ter demorado a cair. “É verdade!”, publicou o diário. “Que jogo, que luta, que drama”, classificou o jornal, também da capital Berlim. Já o Hamburger Morgenpost foi mais radical, invertendo a foto de capa e dizendo que “a Alemanha está de cabeça para baixo”.

Apesar do gol salvador de Mario Götze no segundo tempo da prorrogação, a imprensa alemã evitou escolher uma única estrela para a conquista, optando por exaltar o todo o grupo comandado por Joachim Löw.

Continua após a publicidade..

Decepção

Na Argentina, a confiança demonstrada no início da competição se transformou em decepção nas capas dos jornais. Entretanto, as publicações aplaudiram o esforço da equipe, que jogou de igual para igual com os alemães.

“Gracias mundiales”, exaltou o Olé, afirmando que o sonho acabou, mas que “a Argentina encarou de frente a poderosa Alemanha e teve chances claríssimas”. O jornal ainda aproveitou para criticar a arbitragem, defendendo que deveria ter sido assinalado pênalti em uma dividida de Higuaín com o goleiro Neuer.

“Argentina lutou até o final” foi o destaque no Clarín, que também lembrou o suposto pênalti não marcado para a Argentina. “Sem Copa, com orgulho”, elogiou o Lá Nación, que aproveitou para lembrar que “o time teve outra atuação convincente“.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.