Copa 2010

Espanha é a campeã da Copa na África do Sul

O gol heróico foi marcado por Iniesta aos 11 minutos do 2º tempo da prorrogação.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h52

JOANNESBURGO - O dia 11 de julho de 2010 eternizou um novo campeão. A seleção da Espanha venceu a Holanda, por 1 a 0, no estádio Soccer City, e conquistou o título da Copa 2010, na África do Sul. O herói do título foi Iniesta, que anotou o gol da vitória aos 11 minutos do segundo temoo da prorrogação.

Uma final marcada muito mais pelos lances violentos do que pelos bonitos.

A partida teve no total treze cartões amarelos e um vermelho distribuídos pelo juiz Howard Webb e lances de extrema violência, como uma entrada de "voadora" de De Jong em Xabi Alonso. O árbitro inglês preferiu atuar na base da conversa ao invés de expulsar um jogador de uma das duas equipes. Tanto que o cartão vermelho de Heitinga, que havia cometido falta dura em Villa quando recebeu o amarelo, só foi sair no segundo tempo da prorrogação.

Os comandados de Vicente del Bosque, que há dois anos encantaram o mundo no título da Eurocopa, voltaram a cativar e fazer história. Tida por diversas vezes como grande seleção nas previsões antes dos Mundiais, os espanhóis acabavam decepcionando na hora H e ficaram com fama de "amarelões". Desta vez, a situação mudou. Chegaram pela primeira vez a uma semifinal de Copa, depois à primeira decisão e agora ao inédito título. Além de terem alcançado uma marca histórica para o país, os espanhóis se tornaram a primeira seleção europeia a conquistar um título mundial fora do seu continente.

Foi a premiação para uma equipe de toques rápidos e envolventes, com um belo entrosamento e que tem jogadores de muito talento como Xavi, Iniesta e Villa. Apesar de um tropeço na primeira partida contra a Suíça, os espanhóis deram a volta por cima durante o Mundial, deixando para trás adversários como Portugal e Holanda. Se há um ano, os espanhóis saíram da África como grande decepção da Copa das Confederações, hoje dão a volta por cima agraciados com a taça.

A Espanha se tornou o oitavo país campeão do mundo e o sexto a passar pela prorrogação na final. E conseguiu o feito mais almejado por todas as seleções do planeta em uma Copa do Mundo histórica, a primeira em continente africano. Todos tiveram que se render ao talento da Espanha. Até o polvo Paul se rendeu. A Holanda não mereceu o título pela postura que teve na final e fica a vivenciar com mais um vice em mundiais de futebol. Foram realizados 65 jogos, 145 gols e um mês de bola rolando na África do Sul.

Ficha Técnica

Holanda 0 x 1 Espanha

Gol

Espanha: Iniesta, aos 11min do 2º tempo da prorrogação

Ponto Forte da Holanda

Muita velocidade nos contra-ataques, principalmente com Robben, que deu muito trabalho à defesa espanhola

Ponto Forte da Espanha

Passes precisos no meio de campo, com muita movimentação de Xavi e Iniesta

Ponto Fraco da Holanda

Novamente deixou Van Persie isolado no ataque brigando com toda a zaga

Ponto Fraco da Espanha

Não teve o domínio do jogo como está acostumado, principalmente no segundo tempo

Continua após a publicidade..

Personagem do jogo

Iniesta, que marcou o gol histórico do título espanhol

Lance polêmico

De Jong deu entrada violenta com a sola no peito de Xabi Alonso aos 28min do primeiro tempo, mas recebeu apenas cartão amarelo

Lance bizarro

De Jong tentou devolver a bola para a Espanha aos 33min do primeiro tempo e quase encobriu Casillas, que teve que espalmar para escanteio

Escalação Holanda: Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst (Braafheid); Van Bommel e De Jong (Van der Vaart); Robben, Sneijder e Kuyt (Elia); Van Persie. Técnico: Bert van Marwijk

Escalação Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Cadpevila; Busquets e Xabi Alonso (Fàbregas); Pedro (Jesús Navas), Xavi e Iniesta; David Villa (Fernando Torres). Técnico: Vicente del Bosque

Cartões amarelos

Holanda: Van Persie, Van Bommel, De Jong, Van Bronckhorst, Heitinga, Robben, Van der Wiel e Mathijsen

Espanha: Puyol, Sergio Ramos, Capdevila, Iniesta e Xavi

Cartão vermelho

Holanda: Heitinga

Árbitro

Howard Webb (ING)

Local

Estádio Soccer City, Johannesburgo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.