Durante os dias 18, 19 e 20 de maio, Imperatriz foi palco do I Congresso Norte-Nordeste de Temas Neurológicos. Realizado no auditório do Palácio do Comércio e Indústria, o evento recebeu médicos de todo país com o intuito de debater o papel do atendimento pré-hospitalar e hospitalar, colocando em pauta a melhoria desse serviço.
Nesse cenário foram discutidos temas relacionados a epilepsia ligada ao AVC, cirurgia de epilepsia, primeiros socorros ao paciente epiléptico, PCR/RCP, alzheimer, cirurgia da coluna minimamente invasiva, oncologia neurológica, Radiologia das principais patologias neurais, fisioterapia em pacientes neurológicos, delirium, transtornos e autismo.
Continua após a publicidade..
Assistido por um público, boa parte de estudantes e profissionais da saúde, o evento abordou a cirurgia de coluna minimamente invasiva, um tema muito pertinente para a população de Imperatriz. Explorada pelo ortopedista especialista em coluna doutor André Pagotto, a técnica, utilizada há mais de 20 anos, é caracterizada por utilizar cortes menores aos tecidos do corpo.
“Ela tem tornado os procedimentos cirúrgicos cada vez mais simples e rápidos, o que permite ao paciente menos horas de cirurgia e internação, bem como um tempo de recuperação reduzido, pois as cicatrizes são menores. Segundo o médico, através das técnicas minimamente invasivas podemos tratar hérnias de disco lombares, torácicas, fraturas vertebrais e até casos de instabilidade da coluna”, explica.
Saiba Mais
- Dr. André Pagotto participa de estágio Short-Term em Portugal
- Médico especialista em coluna: quando procurar?
- Cirurgias da coluna: conheça as diferenças entre a técnica minimamente invasiva e convencional
- Hospital Santa Mônica promove IV Semana de Enfermagem
- Simpósio debate temas relacionados a doenças da cabeça e pescoço
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.