ATUALIDADES

Maranhão realiza primeiro transplante de coração

O procedimento foi realizado na última sexta-feira (4) no Hospital Universitário da UFMA

Mirante News

Atualizada em 09/07/2025 às 12h43
Marko Antônio e Léa Coutinho durante o programa Atualidades. (Armando Mendes/Rádio Mirante News)

SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta quarta-feira (9), os cardiologistas do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Marko Antônio e Léa Coutinho, falaram sobre o primeiro transplante de coração no Estado realizado pelo HU-UFMA.

"A história do transplante cardíaco no Hospital Universitário já é de muito tempo. A gente não começou agora, a gente tem se estruturado há muito tempo, pelo menos a 20 anos a gente pensa em fazer o transplante, passamos por vários treinamentos. A equipe já foi para fora, em simpósios fora do país para buscar capacitação. Até que a gente chegou nesse momento tão esperado que foi transplante cardíaco que aconteceu na sexta-feira (04), mas foi uma tarefa árdua muito grande", disse Marko Antônio.

O transplante foi realizado na última sexta-feira (4). O paciente transplantado, um homem de 68 anos, tinha sido inscrito na fila de espera há somente 19 dias. 

"O transplante é o ápice da cardiologia, é o procedimento mais complexo da nossa especialidade. E no hospital (Universitário) a gente já faz cirurgia cardíaca há mais de 20 anos, procedimentos hemodinâmicos, endovasculares complexos, colocamos stents, válvulas, até coração artificial. E o transplante vem para coroar o trabalho de uma vida. Esse transplante aconteceu no momento que tinha que acontecer, com uma equipe madura e muito responsável. A gente foi amadurecendo", disse Léa Coutinho.

A cirurgia envolveu diferentes especialidades médicas e contou com a atuação de diversos profissionais, inclusive com os cardiologistas Lea Coutinho e Marko Antônio.

Assista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.