ATUALIDADES

Boi da Liberdade e Dança Portuguesa a Arte e a Beleza de Portugal são destaques no Atualidades

Representantes de ambos os grupos marcaram presença na Mirante News FM

Mirante News FM

Integrantes da Dança Portuguesa a Arte e a Beleza de Portugal e do Boi de Zabumba da Liberdade em entrevista no Atualidades. (Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (11), a presidente e o fundador da Dança Portuguesa a Arte e a Beleza de Portugal, respectivamente Clausney Helene e Marcos Vinicius, e os integrantes do Boi de Zabumba da Liberdade, Regina Avelar (Coordenadora) e Mestre João Vieira (Presidente) foram os entrevistados da Mirante News FM no programa Atualidades.

Dança Portuguesa a Arte e a Beleza de Portugal

Com uma história de mais de três décadas, a Dança Portuguesa a Arte e a Beleza de Portugal reúne beleza, inovação e tradição familiar. 

“A dança portuguesa ela surge de uma brincadeira do colégio Ateneu Teixeira Mendes, onde lá, todo mês de junho tinha um evento chamado Feijoar, em que cada turma trazia um tipo de brincadeira. E uma das minhas primas que também estudava lá, conseguiu levar a dança portuguesa. E essa dança atraiu tanto o público que a gente conseguiu colocar lá em casa. No começo eram só primos e alguns vizinhos. De lá para cá, de 1976 para cá, virou uma febre, porque hoje nós temos dança portuguesa em todos os bairros de São Luís”, disse Marcos Vinícius.

A partir dos anos 90, fruto do encontro de Clausney Helene e Marcos Vinicius, nasce a Dança Portuguesa a Arte e a Beleza de Portugal.

“Nossa trajetória começou 1990. Eu fui sair em uma dança portuguesa na Ilha do Comandante, era só uma brincante. E de lá começou tudo. A gente se apaixonou, casamos no mesmo ano e em 1991 colocamos a nossa dança, a Arte e a Beleza de Portugal, que até hoje está aqui, 35 anos, a mais antiga da atualidade”, destacou .

Boi de Zabumba da Liberdade

Foi fundado em maio de 1956, no bairro da Liberdade, pelo zabumbeiro Leonardo Martins Santos (Seu Lió), que presidiu o grupo até a sua morte, em 2004. Mestre Leonardo nasceu em Guimarães, em 1921, e começou a dançar o boi aos 8 anos de idade. Aos 19 anos, mudou-se para o bairro da Liberdade - o maior Quilombo urbano do Maranhão. Lá, fundou o Boi da Liberdade ao lado de João Abreu, Popó, Romário, Virício e Sebastião Barbeiro. Sob seu comando, o Boi da Liberdade gravou um LP em 1988, seguido por dois CDs, em 2000 e 2004.

Assista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.