Em São Luís

‘Maranhão na Tela’ promove exibição de filmes maranhenses, pré-estreias nacionais e sessões acessíveis

Abertura da 15ª edição acontecerá no dia 4 de setembro, no cinema do Golden Shopping Calhau, com a exibição de “Tire 5 Cartas”.

Imirante.com

Atualizada em 25/08/2023 às 23h38
A programação do Festival conta com mais de 250 filmes organizados em cinco mostras. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A abertura da 15ª edição do “Maranhão na Tela”, um dos principais festivais de cinema do estado, acontecerá no dia 4 de setembro, no cinema do Golden Shopping Calhau, em São Luís, com a exibição de “Tire 5 Cartas”.

O filme, que é protagonizado por Lilia Cabral e produzido por Joaquim Haickel e Elisa Tolomelli, contará com exibição simultânea em duas salas, em um total de quase 600 lugares.

A programação do Festival conta com mais de 250 filmes organizados em cinco mostras, que incluem 173 animações realizadas por estudantes dos cinco continentes, 72 filmes maranhenses exibidos em categorias competitivas e informativas, cinco longas-metragens em pré-estreias com presença confirmada de diretores e elenco, e quatro curtas-metragens nacionais também inéditos no Maranhão.

Ainda serão realizados 10 debates e três sessões exclusivas para acessibilidade. Os homenageados desta edição comemorativa são a atriz Dira Paes e o poeta Celso Borges, falecido em abril deste ano.

A atriz será homenageada no dia 5 de setembro com a exibição especial do filme “Pureza”, momento especial no qual acontecerá seu encontro com Dona Pureza Lopes Loyola e o diretor do filme, Renato Barbieri. Dira Paes também irá ministrar uma masterclass, destacando etapas fundamentais da sua consagrada carreira como atriz.

Já a homenagem a Celso Borges será no dia 9, com a estreia de “Miguel Damus” e “José”, dois longas-metragens inéditos, dirigidos pelo poeta, juntamente com Beto Matuck e com produção de Joaquim Haickel.

Continua após a publicidade..

A homenagem também terá a exibição do videoclipe da música “São Luís – Havana”, composta por Celso em parceria com a dupla Criolina, e do documentário “Nenhuma das Respostas Anteriores”, ambos produzidos exclusivamente para homenageá-lo.

Atividades formativas

As ações formativas desta edição de 15 anos contam com a realização de cinco cursos teóricos, duas oficinas práticas e uma masterclass com a Dira Paes.

A primeira oficina prática é de produção de videoclipes e a segunda de produção de documentários, as duas tendo como tema a vida e obra de Celso Borges, um dos homenageados deste ano.

São 34 alunos que foram selecionados previamente, a partir de uma parceria com o IEMA – Unidade Vocacional Escola de Cinema. As duas oficinas apresentarão como resultado um videoclipe e um documentário sobre o poeta maranhense.

Acessibilidade

Serão promovidas três exibições acessíveis, sendo uma exclusiva para surdos, uma para autistas e a terceira para cegos. Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida também terão 10 espaços fixos nas salas de exibição para qualquer sessão.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.