Cultura

Exposição ‘Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís’ encerra temporada no Maranhão

A mostra chega na sua última parada no Estado, com uma temporada na Praça da Ressureição, no Anjo da Guarda, com visitação gratuita.

Na Mira

Atualizada em 04/09/2023 às 18h56
A mostra já passou pelo Centro Histórico de São Luís, Cidade Operária e o município de São José de Ribamar. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O bairro do Anjo da Guarda, em São Luís, recebe de 8 a 24 de setembro a exposição ‘Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís’.

A mostra, que já passou pelo Centro Histórico de São Luís, Cidade Operária e o município de São José de Ribamar, chega na sua última parada no Estado, com uma temporada na Praça da Ressureição, no Anjo da Guarda, com visitação gratuita.

Na abertura da exposição, no dia 8 de setembro, haverá uma programação especial em celebração aos 411 anos de São Luís, com distribuição de bolo, pipoca, algodão-doce, pula-pula para a criançada, além da apresentação do grupo cultural Coco Pirinã, a partir das 10h.

A visitação, que ficará aberta até o dia 24 de setembro, poderá ser feita de terça a quinta-feira, das 9h às 18h; às sextas das 9h às 20h e, aos sábados e domingos, das 15h às 20h. O tempo de visitação é de aproximadamente 40 minutos e há uma capacidade máxima para até 60 pessoas por visita. A classificação é livre, com indicação preferencial para crianças acima de 9 anos.

A ‘Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís’ traz um inflável gigante pensado para ocupar praças e espaços públicos, onde recursos audiovisuais, projeções mapeadas e interatividades apresentam ao público uma celebração ao reconhecimento mundial das características excepcionais do Centro Histórico de São Luís, Patrimônio Mundial reconhecido há 25 anos pela Unesco. A idealização é da Quereres Produções em co-produção com a LP Arte.

“A exposição, que faz um passeio pela história dos casarões, sobrados, ladeiras, pedras de cantaria, já levou mais de 56 mil visitantes aos três pontos anteriormente dispostos no Maranhão. Esta é uma das características inovadoras da ‘Panorâmica’: ser itinerante, o que permite que a informação chegue a muito mais pessoas, por meio de recursos interessantes e atraentes, gerando valorização e fortalecendo a educação patrimonial”, afirmou Kátia Bogea, presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico de São Luís (Fumph).

Continua após a publicidade..

A exposição é promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Estrutura da exposição ‘Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís’

A exposição conta com três núcleos, na primeira sala há uma ampla abordagem sobre as características do Centro Histórico, arquitetura e urbanismo, destacando a beleza de seus diferentes tipos de edificação, com projeções em maquetes e TVs. Os registros fotográficos são do maranhense Albani Ramos.

O segundo ambiente caiu no gosto popular, por ser um espaço com interatividade, jogos de memória, glossário e um game onde os visitantes podem criar suas ruas, usando elementos da arquitetura da cidade.

Já o terceiro espaço é voltado para a contemplação, com a presença de um vídeo imersivo sobre a importância do Centro Histórico, incentivando a reflexão sobre a preservação do Patrimônio Histórico. Todos são adequados para acessibilidade a todos os públicos, com audiodescrição, elementos táteis e em braile, além de intérpretes de Libras à disposição.

“Por todos os locais que passamos no Maranhão o projeto tem sido um sucesso, muito bem aceito e procurado, exatamente por propor um mergulho no conhecimento sobre o centro histórico e todas as suas riquezas, de maneira interativa e envolvente. O objetivo é esse mesmo: possibilitar que mais e mais pessoas possam experimentar essa nova forma de conhecer o Patrimônio Cultural, de maneira inovadora, com muita tecnologia e informação”, concluiu Luiz Prado, curador e idealizador do Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.