CULTURA

Companhia Barrica promove 2ª edição do projeto “Vivência Cultural e Educacional”

Programação terá início nesta sexta-feira (22), com visitação de estudantes à Casa Barrica, na Madre Deus e aulão de danças juninas e carnavalescas.

Na Mira, com informações da assessoria

Companhia Barrica realizará segunda edição do projeto “Vivência Cultural e Educacional”. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Companhia Barrica do Maranhão está promovendo a 2ª edição do projeto “Vivência Cultural e Educacional”, a programação inicia nesta sexta-feira (22) em sua sede, na Casa de Arte Barrica, localizada na Madre Deus. 

Esse iniciativa tem como objetivo proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares o conhecimento das tradições e manifestações culturais relacionadas aos ciclos festivos juninos, carnavalescos e natalinos.

O projeto consiste em visitas guiadas, sempre às 15h, nas dependências do prédio principal e anexo da Casa de Arte Barrica, onde os alunos têm a oportunidade de conhecer o trabalho de criação dos espetáculos musicais que se tornaram referência de criatividade no Maranhão e ganharam reconhecimento internacional. 

Além disso, os estudantes terão uma parada especial na exposição "Ponto de Luz", que retrata a trajetória da Companhia Barrica desde 1985, com mais de 70 elementos, incluindo indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e lembranças recebidas em viagens.

Continua após a publicidade..

Outro destaque do projeto é o aulão de danças juninas e carnavalescas, às 19h, ministrado por coreógrafos da companhia, onde os alunos aprendem as coreografias apresentadas pelo Boi Barrica no São João e pelo Bicho Terra no Carnaval, acompanhados por uma orquestra de metais. 

Essas atividades também são uma oportunidade para avaliação artística de elenco e estão abertas para aqueles que desejam participar das temporadas carnavalesca e junina de 2024. As escolas interessadas em participar devem realizar inscrição para agendar a visita.

Segundo José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, essa iniciativa é de extrema importância para a preservação das tradições culturais maranhenses, pois proporciona aos estudantes um contato direto e significativo com os bastidores da criação artística local. 

“Muitos nunca tiveram a oportunidade de visitar a Casa de Arte Barrica e não sabem que é daqui que saem todas as ideias e onde ensaiamos a nossa orquestra, nossos bailarinos e confeccionamos nossa indumentária. É aqui, também, onde guardamos toda a nossa história, desde o princípio. Esse importante projeto, além de tudo, revela a sensibilidade da Equatorial Energia de compreender a dinâmica da tradição cultural, cujo conhecimento deve passar de geração em geração, sendo que isso somente é possível a partir dessas experiências reais de troca de saberes”, destaca José Pereira Godão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.