Municípios maranhenses participam de Circuito Empreendedor e mostram riqueza cultural do Estado
Durante três dias, uma comitiva de gestores de várias instituições e órgãos públicos visitaram as potencialidades do turismo.
MARANHÃO - Municípios da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental participam do Circuito Empreendedor A riqueza cultural e os atrativos turísticos da região foram evidenciados durante os três dias do circuito promovido pelo Sebrae Maranhão.
O belíssimo trabalho feito pelas mãos talentosas das mulheres de Alcântara foi exposto durante a Feira Quilombola, realizada nesta terça-feira (17), no município de Alcântara. A feira fez parte da programação do Circuito Empreendedor, que mostrou a riqueza cultural e os atrativos turísticos da região da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental.
Orgulhosa de suas peças, a artesã Raimunda Rodrigues sentiu-se valorizada com a oportunidade de comercializar e expor seu trabalho. “A Feira da Mulher Quilombola foi uma experiência incrível para nós, artesãs quilombolas. Pudemos mostrar nossos trabalhos e compartilhar nossa cultura com os visitantes. Foi uma oportunidade única de valorizar nossa arte e tradições”, disse a artesã.
O Circuito Empreendedor foi uma iniciativa do Sebrae Maranhão e foi encerrado ontem, depois de três dias de programação nos municípios de Alcântara, Cururupu, Cedral, Guimarães, Pinheiro e Peri Mirim.
Nestes três dias do Circuito Empreendedor, uma comitiva de gestores de várias instituições e órgãos públicos visitaram as potencialidades do turismo, evidenciando a riqueza cultural da região e ainda o fortalecimento do empreendedorismo. Ainda em Alcântara, um dos locais visitados foi o Quilombo de Itamatatiua, onde a comitiva pôde acompanhar de perto o trabalho das ceramistas do Quilombo.
“O Sebrae é muito importante para todos nós aqui de Itamatatiua. Após a chegada do Sebrae aqui nós já crescemos muito, fomos capacitadas para fazermos um melhor acabamento em nossas peças de cerâmica, a precificar nossas peças e tantas outras capacitações importantes para o nosso crescimento. Só temos a agradecer ao Sebrae”, destacou dona Neide, ceramista de Itamatatiua.
Continua após a publicidade..
No município aconteceu ainda o Encontro de Lideranças, onde líderes da região discutiram o futuro do turismo no Litoral Ocidental Maranhense. Na oportunidade foi apresentado o programa Alcântara Mais – Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae, Secretaria de Estado da Indústria e Comércio - SEINC e a prefeitura municipal de Alcântara.
Ao final do encontro foi feita a entrega de kits para os guias turísticos de Alcântara e para as artesãs que participaram da Feira da Mulher Quilombola, e ainda os certificados aos participantes das últimas oficinas realizadas pelo Sebrae no município. Além de apresentações culturais e exposição de produtos artesanais dos municípios de Cururupu e Guimarães, o Circuito dos Guarás, Rota do Quilombo Canavial e Praia de Araoca integraram a programação do Circuito nos municípios de Cedral e Guimarães.
A programação do último dia do Circuito Empreendedor foi encerrada nesta quinta- feira, com a inauguração da 150 ª Sala do Empreendedor, que aconteceu em Peri Mirim, e da nova sede da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro. Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Celso Gonçalo, que agradeceu toda a comitiva pela participação, o circuito foi mais uma oportunidade de fortalecer a presença do Sebrae e de todo o sistema S na região.
“Em nome do Sebrae, quero expressar minha sincera gratidão a todos que participaram do Circuito Empreendedor. Foi uma experiência enriquecedora, e agradeço o apoio de nossos parceiros do sistema 'S', em especial ao Senai, SESI, SENAC, SESC e SENAR. Juntos, estamos promovendo o empreendedorismo e fortalecendo nosso amado Maranhão. Continuamos trabalhando lado a lado para um futuro próspero”, agradeceu Gonçalo.
Saiba Mais
- Babaçu: Maranhão lidera produção e inova com sustentabilidade e empreendedorismo feminino
- Inova Cerrado: inscrições prorrogadas até 15 de setembro
- Casa das Pretas: representatividade, formação e empreendedorismo entrelaçados
- Casa de Elena: independência financeira através da produção de alimentos naturais
- Mãe atípica e com TDAH, empreendedora maranhense cria negócio para promover acessibilidade atitudinal em empresas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.