MUN Festival

Festival de Música Universal celebra diversidade sonora em São Luís

O evento será realizado de forma gratuita entre os dias 11 a 14 de abril, na Casa Barrica, na Madre Deus.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 03/04/2024 às 08h24
Festival de Música Universal celebrará a diversidade sonora em São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O 1° Festival de Música Universal (MUN Festival) trará à capital maranhense, entre os dias 11 a 14 de abril, uma celebração vibrante de estilos musicais de todo mundo. Prezando a diversidade e pluralidade, o evento oferecerá de forma gratuita uma variedade de atividades, desde oficinas e workshops até concertos.

Ao longo de quatro dias, os shows serão realizados na Casa Barrica, no bairro da Madre Deus. A abertura, na quinta-feira (11) ficará por conta de Hermeto Pascoal, icônico compositor e multi-instrumentista que será homenageado pelo festival, e seu grupo a partir das 20h.

Já na sexta (12), a noite será embalada pela apresentação de Carol Panesi e trio, às 19h30, seguida pelas Caixeiras do Divino, com mestra Rosa Barbosa à frente, e em seguida o show de André Marques Trio, das 21h às 22h.

No sábado (13), é a vez da apresentação de Aline Gonçalves quinteto, às 19h30, seguida pelo Tambor de Crioula, com mestre Tonico, e pelo grupo de Itiberê Zwag. Encerrando o festival, no domingo (14), a noite conta com o espetáculo Cacuriá da Dona Teté em colaboração com Carol d'Avila, das 18h30 às 19h30, seguido por Mariana Zwarg e grupo, das 19h30 às 20h30.

Oficinas e workshops

Além dos shows, o MUN Festival também realizará uma série de atividades educacionais gratuitas, realizadas por músicos do festival. Serão workshops práticos, concertos didáticos e vivência formativa musical em escolas públicas da cidade, três dias antes do Festival.

Nos dias 4, 8 e 9 de abril, o festival preparou uma oficina temática a mais de 500 estudantes do ensino médio, de escolas públicas de São Luís.

Continua após a publicidade..

Realizados na Escola de Música do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo", os workshops terão início na quinta (11), com a aula de Itiberê Zwarg, de 10h as 12h. Já na sexta-feira (12), o destaque será o workshop de André Marques das 10h às 12h.

No sábado (13), o MUN Festival continuará com o workshop de Carol Panesi, das 10h às 12h. Por fim, no domingo (14), o festival encerrará suas atividades, com o workshop de Mariana Zwarg, das 10h às 12h.

Todas as atividades serão gratuitas. Os workshops terão limite de inscrições, através do Sympla e podem ser feitas através do munfestival.com.

Homenageado

O festival é uma homenagem direta ao lendário compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal e sua inovadora trajetória musical, sendo ele o criador desse novo estilo. Sob a curadoria de Carol d’Avila, renomada flautista, saxofonista, compositora, arranjadora, o MUN Festival reunirá projetos artísticos, concertos e atividades educacionais com o objetivo de formar plateias e enriquecer o conhecimento musical.

O projeto destacará a música universal como uma poderosa forma de expressão artística, e exaltará a música tradicional do Maranhão como uma das fontes de pesquisa e inspiração para toda essa diversidade musical da qual nasceu a Música Universal. Com concertos de diferentes gerações influenciadas por essa linguagem musical única, a iniciativa promete cativar e inspirar os espectadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.