Conexões interativas

UFMA realizará seminário sobre artes cênicas no Maranhão

Evento vai propor um intercâmbio artístico e cultural entre pesquisas desenvolvidas em todo o Brasil.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 04/11/2024 às 08h46

SÃO LUÍS - O 2° Maravilha-Seminário Nacional de Artes Cênicas no Maranhão, evento voltado para estudantes, professores e pesquisadores, acontecerá em formato presencial com ampla programação, compartilhamento de pesquisas, conhecimentos e saberes artísticos, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de 6 a 8 de novembro.

O evento surgiu da necessidade de ampliar a mostra de pesquisas em Artes Cênicas do Maranhão e fazer um intercâmbio artístico e cultural entre pesquisas desenvolvidas em todo o Brasil. Tudo foi pensado com os estudantes da UFMA, que tiveram o protagonismo de criar conexões interativas com o meio artístico e acadêmico, como por exemplo, a escolha do nome ‘Maravilha’, que tem o "Mara" em alusão ao Maranhão e à maravilha que é a estruturação da pesquisa, da ciência e da arte, como destaca a professora Dra. Michelle Cabral, do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFMA.

"A ideia do ‘Maravilha’ surgiu em meio a consolidação do nosso Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, do Mestrado. Já tínhamos como projeto de estruturação e crescimento do programa uma publicação e um evento científico que pudessem reunir os nossos mestrados em um evento que fosse nacional, para intercambiar com pesquisas, principalmente, no eixo Norte e Nordeste do país. A criação foi toda pensada pelos nossos estudantes que tiveram todo o protagonismo, desde o nome, concepção e produção da primeira edição", explica Michelle.

Nesta segunda edição, a temática será o "Corpo Político e suas Insurgências", para pensar sobre um corpo político e levantar questões que causam incômodos no sistema e provocam rupturas que obrigam a refletir sobre as práticas dos fazedores de arte. A expectativa gira em torno da diversidade de trabalhos que estão sendo desenvolvidos em linguagens artísticas, como a performance, o circo, o teatro e a dança, principalmente, com artistas e pesquisadores das regiões Norte e Nordeste do país. 

Continua após a publicidade..

O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA.

A programação completa está disponível através do link https://surl.li/ihfmoj

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.