PH Revista: Ingrid Rocha é nossa capa
E mais: Convites do PH Revista
-------------------------------------------------------------------------------
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
-------------------------------------------------------------------------------
Tudo sob controle na posse de Trump
A ordem partiu de Trump, conforme ele próprio explicou na rede social Truth Social: “Há uma explosão Ártica varrendo o país. Não quero ver pessoas machucadas. São condições perigosas para as dezenas de milhares de policiais, socorristas, e até cavalos e centenas de milhares de apoiadores que ficarão do lado de fora por muitas horas no dia 20 (em qualquer caso, se você decidir vir, vista-se bem!)”.
Temperaturas abaixo de zero são tradição no período da “Inauguration” (como os americanos chamam a cerimônia de posse presidencial). Em 2009, na chegada de Barack Obama à Casa Branca, os termômetros marcavam -2ºC. A sensação térmica era bem mais baixa, perto dos -10ºC.
A última posse presidencial realizada em local fechado foi há exatos 40 anos: no segundo mandato de Ronald Reagan, em 21 de janeiro de 1985, também devido ao frio. A temperatura em Washington naquele dia era de -13ºC às 12h.
Tudo sob controle...2
Com a mudança de local, Trump evita, além do frio seco de Washington, dois eventuais riscos. Primeiro previne-se de um atentado. O republicano foi alvo de duas tentativas de assassinato nos últimos meses. A polarização e a violência política tornam o evento deste ano de alto risco. O ambiente fechado do Capitólio é, obviamente, mais controlado do que a imensa esplanada verde da Capital, o famoso National Mall.
A segunda profilaxia é midiática: em 2017, quando assumiu pela primeira vez, Trump comprou briga com as emissoras de TV imediatamente após a posse porque elas comparavam as imagens com a cerimônia de Obama.
Na do republicano havia bem menos gente. Tempos depois, uma investigação revelou que um fotógrafo do governo chegou a editar as fotos da posse para parecer que havia mais espectadores.
Dessa vez, Trump não precisará se preocupar com isso.
Convites do PH Revista
No domingo, dia 9 de fevereiro, a partir das 10h – e durante o restante do dia, uma grande equipe comandada por este Repórter PH e Teresa Martins, estará a postos em local que será informado brevemente, para fazer a entrega das camisetas-convites para o almoço de confraternização, em clima pré-carnavalesco, do PH Revista, que será realizado no Palazzo Eventos, dia 22 de fevereiro, a partir das 14h.
Os convidados devem confirmar presença o mais breve possível para que possamos fazer as reservas das camisetas.
Este ano, quem não confirmar com antecedência corre o risco de ficar de fora da folia, pois não teremos tempo para confeccionar novas camisetas.
Convites do PH Revista...2
As camisetas, de uso obrigatório pelos convidados para terem acesso à festa, são pessoais e intransferíveis.
Ou seja, não adianta passar a camiseta para terceiros, pois quem não tiver o nome confirmado na lista de convidados, terá o acesso negado.
Esse encontro, que reúne o creme do creme da sociedade maranhense e acontece sempre no sábado magro de Carnaval, é exclusivamente para convidados.
A lista, como todos sabem, vem sendo mantida há mais de 30 anos, sem grandes alterações, pois são raríssimos os acréscimos ou exclusões.
Produção do Almoço
Para a confraternização deste ano, que marca os 46 anos de circulação do suplemento PH Revista e os 37 anos do Almoço do PH, a designer Cintia Klamt Motta escolheu para tema da decoração, uma releitura da versão árabe de “As Mil e Uma Noites”.
Cintia projetou uma ambientação inspirada nas belezas do mundo árabe para compor o cenário dessa grande prévia do nosso Carnaval, considerada o momento de maior charme e glamour da temporada nesta Capital.
Genialidade
Nicolau Maquiavel, nascido e falecido em Florença, 1469-1527, é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pela simples manobra de escrever sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser.
E é dele este sábio pensamento, escrito naquela época, mas que continua muito atual: “Os homens são tão simplórios, e se deixam de tal forma dominar pelas necessidades do momento, que aquele que saiba enganar achará sempre quem se deixe enganar”.
A Lisboa que Eça de Queiroz escreveu
O escritor Eça de Queiroz inscreveu a capital na literatura portuguesa.
Um passeio que vale a pena fazer é visitar a Lisboa queirosiana.
Findada a contenda judicial, os restos mortais de Eça de Queiroz foram trasladados da aldeia de Santa Cruz do Douro para o Panteão Nacional, em Lisboa.
Quatro anos depois de ter sido aprovada pelo Parlamento, a trasladação concretizou-se, finalmente, em 8 de janeiro de 2025.
A Lisboa que Eça de Queiroz escreveu...2
A capital portuguesa está presente em obras como O Primo Basílio, A Capital!, Os Maias, O Crime do Padre Amaro, O Mandarim ou A Relíquia. Nas suas páginas encontramos “marcas de uma renovação arquitetônica e urbanística”, explica o professor da Universidade de Coimbra e especialista em estudos queirosianos Carlos Reis.
Como escritor da cidade, Eça de Queiroz descreve um espaço em mudança – “uma mudança que se projeta sobre as personagens”.
A presença de Lisboa na obra de Eça está intimamente ligada ao “projeto literário de reforma de mentalidades e de crítica de costumes” que o escritor procurou levar a cabo.
“A capital deveria ser, sob todos os pontos de vista, o alvo por excelência dessa reforma, com os seus lugares de circulação e de sociabilidade, tanto pública como privada” – justifica Carlos Reis.
DE RELANCE
Fábrica do tempo dos chapéus
O chapéu foi um acessório quase obrigatório até a metade do século 20. Homens, mulheres, meninos e meninas saíam nas ruas com a cabeça coberta. As velhas fotos em preto e branco revelam que foi um hábito em todas as classes sociais. Nos anos 1960 e 1970, devido à mudança na forma de se vestir, saíram de moda.
Fundada em 1901, em Porto Alegre - RS, a F. C. Kessler & Cia. foi uma das grandes fábricas de chapéus. Quando completou a primeira década, chegou a somar 250 funcionários, sendo 90 mulheres.
A fábrica produzia, por mês, quase 20 mil chapéus de lã, palha e peles de lebres, castores e outros animais. Os produtos impermeáveis eram a especialidade. Os vendedores da firma estavam espalhados por vários Estados brasileiros – inclusive o Maranhão.
Em 1934, a Justiça decretou a falência da F. C. Kessler. A grande fábrica fechou as portas antes do chapéu sair de moda.
Continua após a publicidade..
Os sem-conta
Numa era em que basta uma ligação telefônica para você pagar uma conta bancária, é quase impossível imaginar uma pessoa que não seja correntista de uma agência. Principalmente com o aumento da renda, em especial no Nordeste, com o Bolsa Família.
A região apresenta o maior número de sem-conta em todo o país. Mais da metade da população está à margem do sistema bancário. As mulheres lideram as excluídas do sistema.
Em contrapartida, o maior percentual de pessoas com intenção de abrir uma conta está no Nordeste.
Um dado curioso no levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é a função do banco, sob as óticas regionais.
Quanto menor a renda – leia-se Nordeste e Norte –, maior a imagem da instituição como fonte de crédito.
Não é à toa que o crescimento do crédito continua sendo puxado pelo Nordeste.
Sambalanço
No início foi o samba, depois veio a bossa nova.
Essa verdade “bíblica” não é toda a verdade. Nos mesmos anos 1950 e 1960, outro movimento marcou presença na MPB, o sambalanço.
Deparo-me com um álbum duplo no fundo do baú reunindo alguns dos artistas que fizeram parte desse grupo.
Tem Miltinho, mestre do canto sincopado, Elza Soares seus trejeitos vocais, Oralandivo, com seu tuplec-tuplin, além do instrumental de boate do Bossa Três e Wlater Wanderley, e o insuspeito bossa-novista Luiz Bonfá.
As surpresas ficam por conta da turma da jovem guarda, como o Trio Esperança e os Golden Boys.
O certo é ir à Justiça
Não são poucos os advogados que estão fazendo esta recomendação a quem tiver bens danificados em decorrência de omissões ou outras falhas do Poder Público em relação aos efeitos das chuvas: buscar reparação na Justiça.
E casos assim não faltam – prejuízos com carros irremediavelmente estragados em inundações, móveis perdidos, muros derrubados por água acumulada e eletrodomésticos arruinados devem ser indenizados, desde que se comprove, por exemplo, que a causa foi drenagem inexistente, galerias pluviais entupidas, árvores ou galhos em via pública que despencam ou buracos escondidos em ruas alagadas.
O cidadão deve registrar tudo com documentos, fotos ou filmagens, recortes da Imprensa e testemunhos e se dirigir aos órgãos competentes.
Para começar, podem ser os serviços de defesa do consumidor, como os Procons, por exemplo. Ou os juizados de pequenas causas. Não tendo solução, o caminho é o Judiciário.
Pode até demorar, mas a garantia da dignidade e a manutenção do respeito e do direito já compensa.
Um bom disco
Quando me perguntam sobre um disco que gosto de ouvir, não perco tempo: é o que registra o encontro de Chico Buarque e Maria Bethânia.
Trata-se de um show que pode não ter recursos tecnológicos como os discos ao vivo lançados hoje em dia, mas que se sustenta num repertório de altíssimo nível.
Bethânia é, sem dúvida, a maior intérprete de Chico e ouvir os dois juntos em músicas como Sem Açúcar e Com Açúcar, Com Afeto, é um deleite para os ouvidos.
Birdwatching
Você sabia que o Brasil é segundo país do mundo com maior diversidade de aves?
Com 1.822 espécies, fica atrás somente da Colômbia (1.865 espécies).
Apesar disso, o turismo para observação desses animais, mais conhecido pelo termo em inglês “birdwatching”, que fatura milhões, ainda é muito fraco por aqui.
O país recebe cerca de 2 mil observadores de aves por ano, donde se conclui que a indústria turística brasileira ainda tem muito o que explorar.
Para escrever na pedra:
“Se você disser umas verdades a uma pessoa pela frente, ela só as ouvirá de você. Mas, se você lhe disser pelas costas, ela as ouvirá de outras 15 ou mais pessoas”. De Fran Lebowitz.
TRIVIAL VARIADO
O espetáculo cearense “Laborioso Contato”, com o grupo Trupe Motim de Teatro, é atração da programação de férias do Teatro Napoleão Ewerton deste sábado (18 de janeiro). A sessão tem classificação livre e promete encantar todas as idades
As autoridades chinesas anunciaram na sexta-feira que a população diminuiu pelo terceiro ano consecutivo em 2024, dando continuidade a uma mudança de tendência após seis décadas de explosão demográfica.
No assunto: a população do país no final de 2024 era de 1,408 bilhão de habitantes, abaixo dos 1,410 bilhão do ano anterior.
Ana Lúcia e Amaro Santana Leite foram vistos na plateia de “Maria”, o belíssimo filme do chileno Pablo Larraín sobre a cantora lírica Maria Callas, interpretada pela atriz Angelina Jolie.
Após o sucesso do filme ‘Ainda Estou Aqui’, o ator Selton Mello foi confirmado no elenco da nova versão de Anaconda, segundo informações divulgadas pela revista Hollywood Reporter.
Tem mais: além do ator brasileiro, o elenco inclui grandes nomes do cinema como Paul Rudd, Jack Black e Thandiwe Newton.
Em tempo: dirigida por Tom Gormican, a nova produção traz um tom cômico à trama e conta a história de um grupo de amigos em crise de meia-idade que decide regravar seu filme favorito da juventude. Durante a aventura na floresta, eles acabam enfrentando a natureza selvagem e cobras gigantes.
A propósito: o filme é uma releitura da versão original de 1997, estrelada por Jennifer Lopez e Jon Voight (pai de Angelina Jolie), que focava no terror de uma equipe de exploradores caçada por uma criatura monstruosa durante uma expedição pelo rio Amazonas.
Concurso: o Ministério Público da União amplia vagas para os cargos de técnicos e analistas com remunerações iniciais de até R$ 13 mil.
Cotação: o Banco Central anuncia primeira intervenção no dólar em 2025, com a realização de dois leilões para a venda de até US$ 2 bilhões.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira