MARANHÃO - O Nordeste registrou um crescimento econômico superior à média nacional em 2024, de acordo com dados da Resenha Regional do Banco do Brasil, publicado no dia 3 de janeiro.
O Produto Interno Bruto (PIB) da região avançou 3,8% no ano anterior, superando o índice nacional de 3,5%. Dentro desse panorama, o Maranhão obteve um crescimento de 3,6%, alinhando-se a Pernambuco, Piauí e Sergipe, e reforçando seu papel como uma das economias mais dinâmicas.
No comparativo estadual, a Paraíba e o Rio Grande do Norte lideraram o ranking nacional, com crescimentos de 6,6% e 6,1%, respectivamente. O Ceará ficou em 11º lugar, com alta de 3,9%, seguido pelo Maranhão e outros estados do Nordeste, consolidando a região como destaque econômico em 2024.
INDICADORES REGIONAIS ACIMA DA MÉDIA
Os resultados do Nordeste também foram superiores à média brasileira em todos os setores econômicos analisados. No setor industrial, a região alcançou um crescimento de 3,4%, superando o índice nacional de 3,3%. Já no setor de serviços, o Nordeste teve um desempenho ainda mais expressivo, com alta de 4%, enquanto o Brasil registrou 3,6%. No setor agropecuário, embora tenha sorte retração em todas as regiões do País, o impacto negativo foi menor no Nordeste, que registrou queda de 1,7%, em comparação à média nacional de -2,5%.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Continua após a publicidade..
No caso do Maranhão, o estado foi beneficiado pela atuação da Sudene, que desempenhou um papel relevante na dinamização da economia regional. A Sudene intensificou sua articulação com instituições financeiras, de pesquisa e desenvolvimento, ampliando o acesso a recursos por meio dos fundos regionais FNE e FDNE, além de incentivos fiscais. Outro ponto de destaque foi a celebração do termo aditivo para a conclusão da Ferrovia Transnordestina, que tem grande potencial.
PROJETOS
Para 2025, o Banco do Brasil projeta um crescimento econômico de 1,9% para o Nordeste, com destaque para o setor agropecuário, que deve liderar o desempenho com alto de 2,9%.
O Maranhão, com sua economia aprimorada e fortalecimento dos setores de serviços e indústria, tem perspectivas promissoras, especialmente com a continuidade das políticas de desenvolvimento regional e os avanços.
Esses resultados mostram que o Maranhão, como parte integrante do Nordeste, segue contribuindo de forma significativa para o crescimento econômico do Brasil, reafirmando sua posição estratégica no cenário nacional.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias