MARANHÃO - A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) abriu inscrições para as 167 vagas remanescentes do curso de especialização em educação intercultural, na modalidade Educação à Distância (EAD). O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pela internet.
As vagas estão distribuídas nos polos presenciais das cidades de Alcântara, Barra do Corda, Cururupu, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e Viana, contemplando diferentes regiões do estado.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
O curso é destinado, exclusivamente, para indígenas, quilombolas ou agroextrativistas (como as quebradeiras de coco babaçu), que atuem como professores ou professoras nos territórios dos povos e comunidades tradicionais. Portanto, um dos critérios obrigatórios para a inscrição é apresentar uma declaração de pertencimento étnico-cultural.
De acordo com a UEMA, o curso tem 18 meses e carga horária total de 360 horas e conta, como proposta central, a formação crítica e intercultural de educadores, respeitando a diversidade étnica, cultural, linguística e ambiental dos territórios.
Os classificados dentro do número de vagas disponíveis serão automaticamente matriculados no curso. A aula inaugural está prevista para o dia 3 de julho de 2025.
Saiba Mais
- Quem é a caloura de Medicina da Uema que viralizou ao celebrar aprovação com a família
- Resultado do Paes 2026 revela que cerca de 80% dos aprovados são de escola pública
- Resultado do vestibular da Uema é adiado; divulgação será na próxima segunda-feira (2)
- Bengala inteligente criada por estudantes da Uema deve ganhar novas funcionalidades: “A tecnologia pode ajudar de verdade pessoas com deficiência”
- Uema abre novo seletivo para cadastro reserva de professores do ProfiTec
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.