COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Desembargador suspende sessão da Assembleia que votaria orçamento de 2025

Desembargador Gervásio Protásio Júnior determinou que novo parecer da comissão de Orçamento da Casa seja emitido incluindo o percentual de 1,55% da receita corrente líquida para as emendas parlamentares de Rodrigo Lago (PCdoB).

Ipolítica

Desembargador Gervásio Protásio Júnior, um dos convidados no ministro Flávio Dino para o casamento, concedeu mais uma decisão favorável ao dinista Rodrigo Lago (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O desembargador Gervásio Protásio Júnior decidiu nesta terça-feira, 10, suspender a sessão da Assembleia Legislativa do Maranhão que votaria a proposta de lei orçamentária de 2025. O motivo para não deixar a reunião acontecer é que o parecer da Comissão de Orçamento da Casa não traz a indicação de 1,55% da receita corrente líquida de emenda parlamentar para o deputado Rodrigo Lago (PCdoB).

A previsão era de que a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 seria votada nesta quarta-feira, 11, na Assembleia Legislativa. A Comissão de Orçamento emitiu parecer com mais de 50 emendas, no entanto, segundo decisão do desembargador Gervásio Protásio Júnior, não obedeceu determinação judicial de incluir emenda parlamentar no percentual de 1,55% para o deputado Rodrigo Lago.

Essa liminar foi concedida dia 30 de novembro (dia do casamento do ministro do STF, Flávio Dino) após Lago pedir aumento de 0,89% do percentual de emenda parlamentar impositiva para 2%. O desembargador seguiu voto do amigo Flávio Dino no STF e determinou ser 1,55$ o percentual da emenda impositiva para Rodrigo Lago.

Gervásio Júnior concedeu decisão parecida para outros deputados estaduais. No total, além de Rodrigo Lago, os deputados Fernando Braide (PSD), Carlos Lula (PSB), Othelino Neto (Solidariedade), Júlio Mendonça (PCdoB), Francisco Nagib (PSB), Ricardo Rios (PCdoB) e Leandro Belo (Pode).

Como no relatório da Comissão de Orçamento da Assembleia não veio incluído o percentual previsto na liminar do desembargador, ele decidiu suspender temporariamente a tramitação da LOA na Assembleia até que seja elaborado novo parecer  atendendo as diretrizes determinadas na liminar concedida.

Continua após a publicidade..

Mais um capítulo das inúmeras confusões judiciais que os governistas de oposição têm travado com o Palácio dos Leões.

Segundo fontes ouvidas pela coluna, a Comissão de Orçamento ainda poderá mudar o parecer emitido para que a matéria tramite ainda nesta quarta na Assembleia Legislativa.

 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.