COLUNA
Marcos Silva
Marcos Silva Marcos Silva é assistente social, historiador e sociólogo.
Marcos Silva

O PT precisa fazer gestão das crises e fortalecer a formação política

O centro da discussão política do PT no Maranhão deve ser: como melhorar os indicadores socioeconômicos e socioambientais do estado? Como elevar a renda per capita e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

Marcos Silva

O centro da discussão política do PT no Maranhão deve ser: como melhorar os indicadores socioeconômicos e socioambientais do estado? Como elevar a renda per capita e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

Até a eleição de 2026, há um caminho importante a ser trilhado. Nesse percurso, é natural que os enfrentamentos políticos e institucionais façam parte do jogo democrático.

No Maranhão, é evidente a atuação de grupos políticos que buscam criar crises entre o PT e o governador Carlos Brandão, utilizando o vice-governador Felipe Camarão e os debates sobre a sucessão governamental de 2026 como instrumentos dessa disputa. No entanto, essa dinâmica deve ser encarada como um elemento inerente à política.

A grande missão do PT, especialmente do vice-governador Felipe Camarão, é contribuir para a sustentabilidade do governo Lula no processo de reconstrução do Brasil. Esse objetivo passa, inevitavelmente, pelo apoio à gestão de Carlos Brandão no Maranhão, com o propósito de promover um desenvolvimento econômico que esteja alinhado à justiça social e ambiental.

Continua após a publicidade..

Para isso, é essencial assegurar a implementação eficaz dos recursos do PAC 3 e das políticas públicas federais no estado. Esses investimentos devem ser direcionados para transformar a realidade maranhense, priorizando a redução das desigualdades e a proteção do meio ambiente.

Além do foco na gestão, a militância petista enfrenta o desafio estratégico de fortalecer o partido nos municípios do Maranhão. Esse fortalecimento deve ser orientado pela formação política e pela unidade dos trabalhadores e trabalhadoras, reafirmando o compromisso com a defesa da democracia, dos direitos humanos e da melhoria das condições de vida da população.

Somente com essa combinação de gestão eficiente, unidade partidária e compromisso com a transformação social, será possível consolidar o projeto de desenvolvimento sustentável que o Maranhão tanto necessita.

Quanto ao governo de Carlos Brandão, a militância do PT precisa compreender que estamos como parte do governo. Então, isso significa que o sucesso do governo é também da responsabilidade do PT. Isso não significa deixar de fazer críticas construtivas e sugestões para que o governo avance em ações concretas que busquem as melhorias na qualidade de vida da população e na defesa do meio ambiente. A tarefa dos petistas é a luta em defesa do desenvolvimento econômico com justiça social e ambiental.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.