Estado Maior
COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Joel Nunes cotado como líder de Braide na Câmara de SL

EX-secretário de saúde da capital recebeu convite do prefeito para ocupar a liderança do governo no legislativo municipal.

Ipolítica

Joel Nunes recebeu o convite para ser líder de Braide na Câmara Municipal
Joel Nunes recebeu o convite para ser líder de Braide na Câmara Municipal (Fabricio Cunha / Agência Câmara)

SÃO LUÍS - Os trabalhos na Câmara Municipal de São Luís terão início na segunda-feira, 3, e logo em seguida o orçamento de 2025 será votado em sessão extraordinária. E esse deverá ser o primeiro trabalho que o futuro líder do prefeito Eduardo Braide (PSD), Joel Nunes (PSD), terá na função de liderança do governo na Casa.

Joel Nunes, que foi secretário municipal de Saúde de Braide por três anos de quatro meses, recebeu o convite do prefeito e aceitou a missão. Nunes já até disse para alguns colegas de parlamento que será o novo líder de Eduardo Braide.

Mas missão para o ex-auxiliar do prefeito não é fácil. Primeiro porque Braide não mantém qualquer relação com a Câmara Municipal. Ele ignora as demandas dos vereadores. Pelo menos, fez assim durante todo o seu primeiro mandato.

Segundo, porque o prefeito não tem maioria na Casa. São cerca de 23 dos 31 vereadores que são da base de apoio do governador Carlos Brandão (PSB). Existem outros se elegeram próximo a Braide, mas não se declararam ainda aliados de primeira linha. No front mesmo pró-Braide somente Joel e o vereador Douglas Pinto.

Continua após a publicidade..

E, por fim, a terceira dificuldade é a própria postura de Eduardo Braide em relação aos seus outros três líderes na Câmara até 2024. Marcial Lima (PSB), Raimundo Penha (PDT) e Daniel Oliveira (PSD) reclamaram da função porque não tinham qualquer diálogo com o prefeito e seus auxiliares de primeiro escalão. Eram ignorados.

Talvez, essa dificuldade Joel Nunes pode não enfrentar porque é mais próximo de Braide do que os líderes passados e porque, em tese, teve uma relação com os secretários municipais pela função que desempenhou antes de se eleger vereador.

Resta saber se Eduardo Braide leverá isso em consideração e mudará de postura tanto com a liderança como com os vereadores.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.