
SÃO LUÍS – A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), uma operação de combate à lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. A operação teve como objetivo o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz e Açailândia.
Os alvos da ação, segundo as investigações, faziam parte de um núcleo responsável por ocultar a origem ilícita dos recursos provenientes do tráfico de entorpecentes, ligados a uma organização criminosa. Até a última atualização desta reportagem, ninguém foi preso.
Entre os investigados, estão indivíduos com passagens anteriores pelo sistema policial, incluindo registros de envolvimento com tráfico de drogas e organizações criminosas. “Alguns dos alvos já têm antecedentes criminais, como envolvimento em tráfico de drogas e organização criminosa”, afirmou o delegado Plínio Napoleão, responsável pela condução da operação.
Durante a operação, foram apreendidos celulares, documentos com registros de movimentações bancárias e dispositivos de informática, como mídias externas. Além disso, houve o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de valores que somam R$ 6,8 milhões, assim como a apreensão de veículos utilizados pelos investigados.
Continua após a publicidade..
“Com as buscas, identificamos a possibilidade de ampliar a investigação para outras cidades e estados”, disse o delegado Plínio Napoleão.
A ação é um desdobramento de investigações anteriores que já haviam apontado a atuação de uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. Os policiais estão apurando os métodos usados pelos criminosos para integrar os recursos ilícitos ao sistema financeiro, incluindo o uso de empresas de fachada e movimentações bancárias suspeitas.
A operação contou com a participação de equipes do Grupo de Resposta Tática (GRT), do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), da Superintendência de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), além das delegacias regionais de Imperatriz e Açailândia.
Os itens apreendidos passarão por perícia, e as informações obtidas durante a ação servirão para dar continuidade às investigações, que agora buscam identificar outros envolvidos no esquema.
Saiba Mais
- STF arquiva inquéritos contra Gilberto Kassab por falta de provas
- PF investiga esquema de lavagem de dinheiro em Codó, no Maranhão
- Polícia desmonta organização suspeita de fazer movimentações milionárias com tráfico de drogas no MA e RO
- Mulher é presa suspeita de desviar mais de R$ 2 milhões de agência bancária no Maranhão
- Servidor público de Imperatriz é preso em operação que investiga fraude e lavagem de dinheiro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias