SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 2 a 8 de fevereiro de 2025.
Domingo (2)
As plataformas que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram implodidas na tarde de domingo (2). A ação durou cerca de 15 segundos para derrubar as estruturas das duas margens no Rio Tocantins. O procedimento ocorreu por volta das 14h. Moradores de 50 casas em Aquiarnópolis (TO) e 150 em Estreito (MA) foram retirados para manter a segurança do procedimento.
As imagens são de Antoniel Silva da TV Anhanguera. De acordo com o Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi utilizado a técnica de calor intenso e o uso de explosivos para causar a implosão. O material foi colocado de forma estratégica para causar 'fraturas' no concreto e provocar o desmonte da estrutura da ponte.
A Justiça ordenou a exumação do corpo de Antônio Darquiel da Silva Amorim, de 42 anos, morto em uma operação da Polícia Militar em dezembro de 2024, no município de Pedreiras. Na época, Antônio Darquiel foi alvo de uma operação que investigava o tráfico de drogas. De acordo com a polícia, ele e outros suspeitos estavam sendo monitorados e, durante o cumprimento de um mandado de prisão em sua residência, teria ocorrido uma troca de tiros.
Durante o confronto, Antônio foi baleado, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Na ocasião, a polícia apreendeu com ele uma pistola, munições e entorpecentes.
Os demais suspeitos foram presos, e Antônio foi sepultado em Pedreiras. No entanto, durante as investigações, eles alegaram, em audiência de custódia, que Antônio teria sido executado pelos policiais, sem que houvesse troca de tiros. Com isso, a Justiça autorizou a exumação do corpo para a realização de novos exames periciais.
Segunda-feira (3)
Um policial militar foi baleado, na tarde de segunda-feira (3), em frente a uma borracharia próximo ao shopping, no bairro da Maranhão Novo, em São Luís. De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), o policial Jefferson Castelo Branco Diniz, de 36 anos, estava de folga e sem farda quando foi surpreendido por dois homens armados.
Testemunhas afirmam que o policial estava em uma borracharia trocando o pneu de um carro, quando os criminosos chegaram em uma moto disparando dois tiros contra ele. Após o crime, os homens fugiram do local.
Foi apreendido, na manhã de segunda-feira (3), um adolescente de 16 anos suspeito de tentar roubar um celular, durante a programação de pré-carnaval na Avenida Litorânea, em São Luís.
Segundo Polícia Militar do Maranhão (PMMA), o suspeito foi identificado após a publicação de um vídeo que flagra a ação criminosa nas redes sociais. Nas imagens, é possível observar que o autor do crime ameaçou a vítima e sinalizou que estaria armado.
Um vídeo mostra o momento em que tiros são disparados de dentro de um carro em direção a três homens que estavam conversando na frente de uma casa, no município de Santa Inês. O caso aconteceu no bairro Mutirão.
Segundo informações, ninguém foi atingido pelos tiros. Passava das 20h quando o carro parou perto dos três, e os tiros foram efetuados. Um homem de moto que estava parado conversando com os outros dois se jogou no chão. Os demais correram para dentro de casa.
Em seguida, o homem se levanta e sai na moto, enquanto moradores aparecem na rua, aparentemente, curiosos após os tiros.
Terça-feira (4)
Com o temporal que atingiu a cidade de São Luís, na tarde de terça-feira (4), diversos condutores e pedestres enfrentaram transtorno por conta do nível da água nas ruas. No Campo de Peris, um carro da Polícia Militar do Maranhão (PMM) derrapou na pista. Ninguém ficou ferido.
Além disso, alagamentos foram registrados em vias de grande tráfego como nas avenidas Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque. Por conta da forte chuva, quatro aviões enfrentaram problemas para pousar no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís.
No início da tarde de terça-feira (4) um grave acidente envolvendo dois caminhões foi registrado na BR-135, no Campo de Peris, em São Luís. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três pessoas ficaram gravemente feridas.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão baú parou no acostamento por problemas mecânicos. O condutor foi procurar ajuda, enquanto três trabalhadores de carga e descarga permaneceram no local aguardando o condutor.
Após o protesto da cantora Esperanza Spalding, a equipe do mineiro Milton Nascimento se pronunciou sobre o ocorrido no Grammy 2025, no domingo (2). De acordo com a publicação nas redes sociais, o cantor não foi “barrado”, mas tinha direito de se sentar somente na arquibancada, não nas mesas principais com o resto dos artistas.
"Um dia antes, quando observamos os convites, constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza, artista com quem Milton divide o disco indicado, nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas", explicou o texto nas redes sociais.
Milton Nascimento concorria a Melhor Álbum Vocal de Jazz ao lado de Esperanza Spalding, mas perdeu o prêmio. Os artistas disputavam a categoria com o álbum “Milton + Esperanza”. Ainda segundo a publicação de Milton, a justificativa foi de que "ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo", incluindo a musicista americana.
Quarta-feira (5)
Três suspeitos de participação na tentativa de homicídio contra o policial militar Jefferson Castelo Branco Diniz, de 36 anos, foram presos na quarta-feira (5), em São Luís. De acordo com informações policiais, dois suspeitos foram detidos em uma região de matagal no Sítio Santa Eulália, nas proximidades da Via Expressa, enquanto a prisão do terceiro suspeito ocorreu no bairro Barreto.
De acordo com a Polícia Militar do Maranhão, Francisco Kauan Brito de Sousa e Gleidson Alves Pereira, ambos com 22 anos, foram presos na área de mato no Sítio Santa Eulália e estavam cumprindo pena por outros crimes em regime semiaberto. A PM aponta Francisco Kauan como autor dos tiros contra o policial, enquanto Gleidson Pereira, conhecido como "Bololô", pilotava a motocicleta no momento do crime.
Após serem presos, Francisco Kauan e Gleidson Pereira informaram a polícia que a arma usada no crime estava em uma residência no bairro Barreto. Ao chegar no local, os policiais foram recebidos a tiros por Adalberto Alves, que acabou sendo baleado no pé direito e preso com um revólver calibre 38 e cinco munições, sendo três intactas.
Dois homens acusados de envolvimento no assassinato de Flávio Alves de Almeida foram presos na manhã de quarta-feira (5). O crime aconteceu em junho de 2024, na Vila Piçarreira, zona rural de São Luís. Conforme as investigações, Flávio teria ido a uma residência na Vila Piçarreira para consumir drogas, mas, ao chegar ao local, foi alvejado com disparos de arma de fogo e golpes de instrumentos cortantes, tendo seu corpo encontrado dilacerado, inclusive seu coração arrancado pelos criminosos.
O prefeito Eduardo Braide se manifestou sobre o aumento do seu salário e disse que vai entrar na justiça para impedir o reajuste.
Continua após a publicidade..
No vídeo divulgado nas redes sociais do parlamentar, Braide relembrou que os vereadores de São Luís aprovaram uma emenda que limitou os poderes do prefeito na execução orçamentária.
A Força-Tarefa Previdenciária deu início à Operação Mandatum, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em fraudes de benefícios previdenciários e assistenciais no Maranhão. A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em São Luís e São José de Ribamar.
Os criminosos utilizavam documentos falsificados, como atestados médicos, para cadastrar procuradores de beneficiários, muitos dos quais já estavam falecidos. Essa prática visava facilitar a prova de vida, a renovação de senhas bancárias e, consequentemente, o recebimento de pagamentos mensais indevidos.
A Avenida Guajajaras, no São Cristóvão, teve um lado interditado após o asfalto ceder, no sentido da BR-135, durante a intensa chuva de terça-feira (4). O trecho onde há uma galeria se rompeu.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) respondeu alguns questionamentos feitos pelo Imirante:
•O trecho está interditado?
O trecho segue em obras com desvio na pista oposta, que está dividida em mão dupla na área.
•Houve algum prejuízo devido às chuvas da tarde e noite desta terça?
Somente a fuga de material através de uma tubulação, causando o problema na pavimentação no trecho em obras.
•Qual a previsão para liberação?
Deve ser finalizado até esta quinta-feira (6) dependendo das condições de chuva.
•Que tipo de serviço está sendo feito?
Reparo na tubulação de drenagem, recuperação da base da pista e para que seja finalizado com a pavimentação com asfalto e liberação da via.
Quinta-feira (6)
Mensagens de texto trocadas entre os deputados federais Josimar de Maranhãozinho (PL), Pastor Gil (PL) e Bosco Costa (PL-SE), com o então prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio Nunes, no período de janeiro de 2020 a agosto do mesmo ano, foi o que ao oferecimento de denúncia pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra os parlamentares. É o que aponta relatório da Polícia Federal (PF).
De acordo com as investigações Josimar de Maranhãozinho, Pastor Gil e Bosco Costa, tivera apoio de outras pessoas para solicitar ao prefeito, propina para liberação de recursos federais.
Segundo a denúncia, o líder do grupo era o deputado Josimar, que em outra apuração chegou a ser flagrado com uma quantidade considerável de dinheiro em espécie.
Dois suspeitos de praticar um assalto a um comércio foram presos no município de Pedreiras. Outros três suspeitos da prática de outros assaltos pela região também foram conduzidos à delegacia, totalizando cinco prisões.
Imagens de videomonitoramento mostram o crime registrado na tarde de terça, no estabelecimento situado no Centro de Pedreiras. Um homem armado entra anunciando o assalto e, logo em seguida, o comparsa, que usava um capacete, dá suporte na ação criminosa. O dono do comércio, que atendia os clientes no momento, foi obrigado a dar o dinheiro do caixa para os assaltantes.
À noite, durante rondas da Polícia Militar, os suspeitos deste assalto e outras três pessoas foram presas.
Sexta-feira (7)
Manifestantes bloquearam a avenida Senador Vitorino Freire, perto do Mercado do Peixe, na região do Anel Viário, em São Luís, na manhã de sexta-feira (7). Eles cobraram a entrega do entreposto pesqueiro que está sendo construído. O protesto durou cerca de uma hora causando reflexos no trânsito.
Em nota, a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima) disse que o Entreposto Pesqueiro de São Luís “foi concebido para funcionar como um Comércio Atacadista de Pescados, atendendo a todo o Maranhão”.
“Durante a manifestação, ocorrida na manhã desta sexta-feira (7), próximo ao Mercado do Peixe, na região do Anel Viário, em São Luís, o Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Flávio Viana, esteve no local e dialogou com os permissionários presentes. No diálogo, ele destacou os trâmites legais que estão sendo sanados e as licenças que são necessárias para que a inauguração ocorra”, diz também a nota.
Sábado (8)
Morreu nesse sábado (8), no Rio De Janeiro, o empresário Edgard Magalhães, sócio proprietário do bar Azeite e Sal, situado em São Luís. Ele sofreu um infarto fulminante, segundo informações.
Foi aprovada pela Câmara a proposta que concede o aumento de 6,5% aos professores da rede pública municipal. O Projeto foi apreciado de forma extraordinária, e contabilizou 29 votos favoráveis à medida. A aprovação do Projeto de Lei nº 002/25, do Poder Executivo, impacta diretamente nos vencimentos, proventos e pensões dos profissionais do magistério da rede.
Dois detentos conseguiram escapar do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Até o momento, as autoridades não divulgaram os nomes dos fugitivos, que permanecem foragidos. O governo estadual informou que está empenhado na recaptura dos indivíduos.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou a fuga, mas não revelou detalhes adicionais. Em nota, afirmou que todas as medidas legais necessárias foram adotadas imediatamente.
Saiba Mais
- Homenagens a Sarney, fogo em maternidade e influenciadora morta... veja o resumo da semana
- Brasil conquista Oscar de Melhor Filme Internacional, acidente em voçoroca e ônibus em chamas: veja o resumo da semana
- Corpo é encontrado na Beira-Mar, acidente com ambulância e protesto de moradores: veja o resumo da semana
- Greve de rodoviários, homem preso por abuso contra cães e avião declara emergência... veja o resumo da semana
- Fortes chuvas na Grande São Luís, princípio de incêndio em shopping e Carnaval do MA com Ivete e Anitta... veja o resumo da semana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias