COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

A crise na base governista só aumenta a cada fala de Brandão

Governador voltou a dizer que fica no mandato até o fim, dinistas reagem e crise aumenta etre os governistas.

Ipolítica

Carlos Brandão voltou a falar em permanecer no mandato de governador até dezembro de 2026 (Divulgação)

SÃO LUÍS - A cada fala do governador Carlos Brandão (ainda no PSB) acaba aumentando a crise entre os palacianos e dinistas. O socialista voltou a dizer que fica na cadeira principal do Palácio dos Leões até o fim e fez com que governistas de oposição reagissem com um tom mais elevado do que o de costume. 

As reações, claro, demonstram para os palacianos um certo desespero dos dinistas quanto ao futuro político do vice-governador Felipe Camarão (PT). Para os governistas, como o tempo para as definições para 2026 está se encurtando, os dinistas se sentem pressionados a cada dia com o risco real de não conseguiram se manter com os mandatos.

Como a esperança deles é Felipe Camarão no governo para que consigam estrutura para se reeleger, ainda segundo os palacianos, quando o governador fala em ficar no mandato, os “tira do sério”.

Mas esse desespero é desnecessário até porque a única possibilidade de Camarão sentar na cadeira de comando do Maranhão é por meio de um possível acordo a ser coordenado e organizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

E pelo que dizem os atores políticos envolvidos, Lula apresentará apenas um caminho: o da união do grupo.

Dando garantias a Brandão de uma eleição dele para o Senado, a eleição de seus aliados políticos em troca de Felipe Camarão concorrer ao governo comandado o Palácio dos Leões.

Mas a conversa de Carlos Brandão com Lula ainda não aconteceu. Deve ocorrer pelos próximos dias até porque o presidente esteve com o ministro Flávio Dino nesse último fim de semana. E como o ministro já conversou para mudar os rumos do PSB, é possível que tenha tratado sobre a situação do grupo governista no Maranhão.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.