Imortal da AMC, Dr. Fernando Carvalho Silva, lidera GT da Andifes sobre Inteligência Artificial
A presença do imortal Dr. Fernando Carvalho Silva nesse cenário reforça o elo indissociável entre ciência e ensino superior.
O magnífico reitor da UFMA, Dr. Fernando Carvalho Silva, é um dos imortais da ciência maranhense, titular da Cadeira 18 da Academia Maranhense de Ciências (AMC), cujo patrono é Ivo Anselmo Höhn. Nascido em Carazinho (RS), em 1931, criado em Santa Catarina e chegado ao Maranhão através do Marista, Ivo Höhn casou-se com Socorro Nina, com quem teve três filhos: Ivo Júnior, Érika e Hans. Químico, professor de Matemática e Química e pesquisador, foi um dos maiores incentivadores do ensino das ciências no Maranhão. Mestre em Físico-Química pela UFPE, atuou como Diretor do Centro de Ensino de Ciências do Nordeste e coordenou o projeto de criação e instalação da Faculdade de Educação de Caxias-MA.
Incansável, participou da equipe de criação e implantação da TV Educativa do Estado, da qual foi Diretor-Presidente. Presidiu o Conselho Regional de Química da 11ª Região, coordenou o curso de Química e foi Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UFMA. Também coordenou o Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais da UEMA, foi um dos instituidores do PROCAD/UEMA e publicou pesquisas inovadoras, como “Efeito da temperatura sobre a velocidade de reação da acetilacetona com ciclohexeno fotocatalizada” e “Cinética da reação da acetilacetona com ciclohexeno fotocatalizada”, além de investigações sobre propriedades fotoquímicas.
Fazendo jus a esse legado, o imortal Dr. Fernando Carvalho Silva assume, com liderança e compromisso, a presidência do Grupo de Trabalho da Andifes sobre Inteligência Artificial na Educação, que irá contribuir com o MEC na elaboração de um referencial voltado ao uso ético e responsável da tecnologia. Assim como seu patrono, que promoveu inovação no ensino, o imortal atualiza esse espírito no campo da ciência e da inovação, conduzindo
com determinação uma agenda estratégica para o futuro da educação superior no Brasil.
Hoje, ao ocupar o cargo de Presidente do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial na Educação da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), o imortal se projeta em um espaço de interlocução nacional. A ANDIFES reúne os magníficos reitores, gestores de ciência, tecnologia e inovação que representam oficialmente as universidades federais perante o Governo Federal, associações de professores, técnicos, estudantes e a sociedade em geral. Trata-se, portanto, de um fórum de lideranças científicas, que reconhece nas universidades não apenas instituições de ensino, mas também polos de pesquisa, inovação e extensão com impacto direto no desenvolvimento do país.
A presença do imortal Dr. Fernando Carvalho Silva nesse cenário reforça o elo indissociável entre ciência e ensino superior. As universidades federais têm protagonizado avanços de grande relevância, como a vacina da UFRJ, cujo pedido de autorização para início dos estudos clínicos foi submetido à Anvisa em 2021 (ANVISA, 09/08/2021); a vacina SpiN-TEC da UFMG, que concluiu com sucesso a fase 2 dos testes clínicos (UFMG,
15/05/2025); o tratamento desenvolvido na USP com uso de luz para eliminar bactérias causadoras de pneumonia resistentes a antibióticos (Jornal da USP, 29/08/2025); e a plataforma da USP para gestão ambiental de produtos químicos, também lançada em 2025 (Jornal da USP, 29/08/2025). Esses exemplos evidenciam o papel estratégico da ciência brasileira e ressaltam a importância da contribuição maranhense nesse processo. Investir em ciência é investir no futuro — não há futuro fora da ciência.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.