COLUNA
Rogério Moreira Lima
Engenheiro e professor, foi coordenador Nacional da CCEEE/CONFEA e vice-presidente CREA-MA (2022). É membro da Academia Maranhense de Ciência e diretor de Inovação na Associação Brasileira de
Rogério Moreira Lima

Da pesquisa científica ao mercado: UEMA fortalece a inovação por meio da Agência Marandu

Ao fortalecer esse ecossistema de inovação, a UEMA, por meio da Agência Marandu, demonstra que é possível unir ciência, tecnologia e empreendedorismo em prol do desenvolvimento regional.

Rogério Moreira Lima

As universidades públicas exercem um papel decisivo no desenvolvimento científico e tecnológico do país, e no Maranhão essa realidade ganha destaque com as iniciativas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Reportagem veiculada pela TV Mirante, no telejornal Bom Dia Mirante, mostrou como pesquisas desenvolvidas na instituição estão sendo transformadas em negócios inovadores que aproximam a produção acadêmica das necessidades da sociedade.

Um dos pontos de destaque é a atuação da Agência UEMA de Inovação e Empreendedorismo (Agência Marandu), que tem se consolidado como espaço estratégico para a conexão entre universidade, mercado e setor produtivo. A Marandu atua como ponte entre pesquisadores e empreendedores, estimulando a criação de startups e auxiliando na transformação de ideias acadêmicas em soluções aplicáveis ao dia a dia da população. Esse trabalho garante que o conhecimento gerado dentro dos laboratórios e grupos de pesquisa seja direcionado para iniciativas com impacto econômico e social.

Ao fortalecer esse ecossistema de inovação, a UEMA, por meio da Agência Marandu, demonstra que é possível unir ciência, tecnologia e empreendedorismo em prol do desenvolvimento regional. A reportagem evidenciou que projetos acadêmicos vêm encontrando espaço no mercado, seja por meio da incubação de empresas, seja pela geração de produtos e serviços inovadores, o que contribui para dinamizar a economia do Maranhão.

Nesse contexto, a Incubadora da UEMA reúne um conjunto diversificado de empresas de base científica e tecnológica que atuam em áreas como biotecnologia, agronegócio sustentável, saúde, educação digital, inteligência artificial, energia renovável, economia criativa e automação de processos produtivos. Essas iniciativas desenvolvem soluções inovadoras que vão de bioinsumos e simuladores clínicos a plataformas digitais e tecnologias para eficiência energética, com forte ênfase em impacto socioambiental, transferência de tecnologia e geração de valor para o Maranhão.

Esse movimento ressalta a importância de investimentos contínuos em ciência e inovação, sobretudo em instituições públicas de ensino superior. Mais do que formar profissionais qualificados, a UEMA, por meio da Marandu, reafirma seu compromisso com a transformação social e econômica do estado, consolidando-se como um vetor essencial para a construção de um futuro mais tecnológico, sustentável e inclusivo.

 

Referências:

TV MIRANTE. Pesquisas da UEMA viram negócios inovadores no Maranhão. Bom Dia Mirante, São Luís, [s.d.]. Vídeo (3 min). Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/13852994/. Acesso em: 11 set. 2025.
 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Agência de Inovação Marandu. Disponível em: https://www.uema.br/marandu. Acesso em: 11 set. 2025.


 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.