O queijo de iogurte é daquelas receitas que entram para a rotina da casa. Sirva puro, com azeite ou use de base para criar novas combinações.
120
min
6
Ingredientes
- 4 potes de iogurte natural sem açúcar (170 g cada pote)
- 1 colher (chá) de sal
- folhas de hortelã picadas a gosto
- azeite a gosto
- zatar a gosto
- sal a gosto
Modo de Preparo
- Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre uma tigela funda - se a tigela for rasa, o soro drenado fica em contato com o iogurte.
- Numa tigela, misture o iogurte com o sal e transfira para a peneira forrada. Leve para a geladeira e deixe drenar por 8 a 12 horas - o iogurte vai liberar o soro aos poucos e ficar com a consistência de uma coalhada firme. Se necessário, durante a drenagem, descarte o líquido para evitar o contato do soro com o iogurte. Assim que estiver firme, retire da geladeira.
- Para temperar com hortelã: numa tigela pequena, misture metade do queijo com a hortelã picada e 1 colher (sopa) de azeite. Prove e acerte o sal. Regue com um fio de azeite e decore com folhas de hortelã.
- Para temperar com zatar: numa tigela, coloque cerca de 3 colheres (sopa) de azeite. Com o auxílio de 2 colheres de sobremesa, raspe e modele o restante do queijo, formando bolinhas. Transfira para a tigela com azeite, tempere com zatar a gosto e regue com mais um fio de azeite.
- Sirva a seguir com torradas ou crudités de legumes. Conserve na geladeira, coberto com filme, por até 5 dias.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.