Esta receita tem mil-e-uma-utilidades na confeitaria. Vai na éclair, na torta de morango, em recheios de bolos e de pães.
120
min
6
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de leite
- 3 gemas
- 1 colher (sopa) de manteiga
- ½ xícara (chá) de amido de milho
- ¾ de xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de essência de baunilha ou extrato de baunilha
Modo de Preparo
- Numa tigela, misture as gemas com o amido de milho e metade do açúcar usando um batedor de arame até ficar liso.
- Numa panela média, coloque o leite, a baunilha e a outra metade do açúcar e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e, aos poucos (de concha em concha), acrescente metade do leite quente à mistura de gemas, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição — esse processo é chamado de temperagem e evita que as gemas cozinhem e o creme talhe.
- Transfira a mistura de leite e gemas para a panela. Mantenha o fogo baixo e mexa com o batedor de arame até engrossar. Desligue o fogo e misture a manteiga.
- Transfira o creme ainda quente para uma tigela e cubra com filme, encostando no creme — isso evita que uma película grossa se forme na superfície. Leve para esfriar na geladeira por no mínimo 1 hora (ou prepare no dia anterior ao que for usar).
- Na hora de usar, coloque o creme na tigela da batedeira e bata com a raquete até ficar liso. Utilize o creme para rechear bolos, bombas ou tortas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.