O pão sírio, também conhecido como pão pita ou árabe, é originário da região do Oriente Médio e Mediterrâneo Oriental, com raízes milenares em civilizações como a Mesopotâmia (atual Iraque) e Egito. É um pão tradicionalmente consumido na Síria, Líbano, Turquia, Grécia, Palestina e outros países árabes, popularizado por sua forma achatada.
Por ser uma receita versátil, conhecido pela sua "bolsa" de ar interna, ideal para rechear. Os recheios populares variam entre clássicos árabes e opções rápidas do dia a dia como carne moída, tiras de carne (frango, bovina ou cordeiro) grelhadas com especiarias, alface, tomate e molho de iogurte. Homus (grão-de-bico), coalhada seca (labneh), babaganuche (berinjela) ou muhammara entre outros.
Ingredientes
- 270 mililitros de água
- 10 gramas de fermento biológico seco
- 2 colheres de chá de sal
- 60 mililitros de azeite extravirgem
- 500 gramas de farinha de trigo
Modo de Preparo
- Misture fermento biológico seco com a água até diluir os ingredientes.
- Acrescente sal, azeite e misture. Adicione a farinha aos poucos até formar uma massa homogênea.
- Sove por 10 minutos, modele uma bola, cubra com plástico-filme e espere dobrar de volume.
- Divida a massa em pedaços pequenos e abra com um rolo até formar círculo.
- Disponha em assadeiras polvilhadas com farinha. Leve ao forno médio preaquecido a 200 graus Celsius por 7 a 10 minutos ou até dourar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.