BRASIL - O artista plástico Emanoel Araújo, conhecido como um dos gigantes das artes de raiz afro-brasileira no país e curador do Museu Afro Brasil, morreu nesta quarta-feira (7), aos 81 anos.
Emanoel foi encontrado sem vida por um funcionário do museu em sua casa, no bairro da Bela Vista, região central da cidade de São Paulo, por volta das 10h desta quarta-feira (7), segundo nota divulgada pelo museu.
O velório acontecerá na manhã da quinta-feira (8), a partir das 9h, na sede do museu, e será aberto ao público. A entrada se dará pelo Portão 3 do Parque Ibirapuera. O sepultamento será às 16h, no Cemitério da Consolação.
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), decretou luto oficial de três dias no estado e destacou o artista como "um ícone da cultura negra no Brasil".
"Emanoel Araújo foi um ícone da cultura negra no Brasil. Artista, professor, pesquisador e gestor público de múltiplos talentos, Emanoel deu uma nova dinâmica à Pinacoteca de São Paulo, fundou o Museu AfroBrasil e trabalhou durante toda sua vida pela valorização da história da arte afrodescendente brasileira e da arte africana. São Paulo seguirá com seus ensinamentos”, disse.
Emanoel foi curador-chefe do Museu Afro Brasil desde sua fundação, em 2004, até sua morte. Durante sua gestão, foi premiado com a exposição "Africa Africans" como melhor exposição de 2015 pela ABCA, do qual foi curador.
Saiba Mais
- Reocupa lança edital aberto para grupos culturais de São Luís e Grande Ilha
- Célia Sampaio e Preto Nando agitam a programação do Festival Batalha na Praça
- Fortes sentimentos e reencontros marcam o primeiro grito de carnaval da Máquina na Madre Deus
- Máquina de Descascar’Alho completa 40 anos e reafirma a força da cultura popular maranhense
- Moda, imagem e identidade pautam debate no Programa Ponto Final sobre tendências e rebranding para 2026
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.